Ferimento nos olhos: o que fazer?

Por: em

Os olhos são regiões sensíveis e podem se irritar com muita facilidade por causa de poeira, por exemplo. Confira algumas dicas!

Os cães adoram correr, brincar e muitas vezes acabam se machucando. Os olhos, por exemplo, são partes muito sensíveis e uma irritação pode ser causada por vários fatores diferentes como alergia, poeira, brigas, entre outros. Desta forma, uma irritação pode desencadear em uma inflamação no tecido ou provocar danos sérios na córnea.

Ferimento nos olhos: o que fazer?

Ao examinar com cuidado o olho do cachorro, é possível perceber que eles têm uma terceira pálpebra, que está situada no canto do olho mais próximo ao nariz. Essa parte atua como uma função de proteção e, além disso, ela pode indicar que algo não está indo muito bem na região ocular. Por exemplo, se você levantá-la e parecer vermelha, pode ser que o olho do cachorro está inflamado. Logo, não tente tocar ou manipular essa região.

Entre outros fatores que podem ser indícios que seu melhor amigo está com o olho inflamado: coçar o local com as patas ou tentar esfregar. Por isso, se você perceber que seu cachorro está com algum item estranho na região ocular e precisando de cuidados, confira estas dicas que podem te auxiliar bastante: (lembre-se de que a prioridade é evitar que seu melhor amigo se machuque mais).

– Não remova o objeto por conta própria

– Aproxime do cachorro com muita calma e converse com ele em voz baixa

– Evite que o cão machuque os olhos

– Se o cachorro for pequeno, a pessoa pode cortar um pedaço de papelão e fazer um colar elisabetano.

– Se o cachorro for de grande porte, a pessoa pode cortar um fundo de balde plástico e prendê-lo na coleira.

– Leve o cão imediatamente ao médico veterinário

Se você notar que os olhos estão irritados (o local vai estar avermelhado, presença de corrimento grosso escorrendo, etc.), aproxime do cachorro com cuidado e conversando em tom calmo, lave bem a região usando soro fisiológico ou água limpa, previna para que o cão não se machuque tentando coçar ainda mais a região, leve o cão o mais rápido possível para o veterinário.

A região dos olhos é muito sensível e precisa de cuidados especiais. Lembre-se de lavar bem as mãos antes de verificar se está ou não inflamado ou se existe ou não alguma ferida. Leve imediatamente o cachorro ao veterinário, para que ele possa indicar o melhor tipo de tratamento e descobrir a causa do ferimento. Além disso, toda vez que o cachorro estiver brincando, permaneça atento e próximo a ele.