Os olhos são regiões sensíveis e podem se irritar com muita facilidade por causa de poeira, por exemplo. Confira algumas dicas!

Os cães adoram correr, brincar e muitas vezes acabam se machucando. Os olhos, por exemplo, são partes muito sensíveis e uma irritação pode ser causada por vários fatores diferentes como alergia, poeira, brigas, entre outros. Desta forma, uma irritação pode desencadear em uma inflamação no tecido ou provocar danos sérios na córnea.

Ferimento nos olhos: o que fazer?

Ao examinar com cuidado o olho do cachorro, é possível perceber que eles têm uma terceira pálpebra, que está situada no canto do olho mais próximo ao nariz. Essa parte atua como uma função de proteção e, além disso, ela pode indicar que algo não está indo muito bem na região ocular. Por exemplo, se você levantá-la e parecer vermelha, pode ser que o olho do cachorro está inflamado. Logo, não tente tocar ou manipular essa região.

Entre outros fatores que podem ser indícios que seu melhor amigo está com o olho inflamado: coçar o local com as patas ou tentar esfregar. Por isso, se você perceber que seu cachorro está com algum item estranho na região ocular e precisando de cuidados, confira estas dicas que podem te auxiliar bastante: (lembre-se de que a prioridade é evitar que seu melhor amigo se machuque mais).

– Não remova o objeto por conta própria

– Aproxime do cachorro com muita calma e converse com ele em voz baixa

– Evite que o cão machuque os olhos

– Se o cachorro for pequeno, a pessoa pode cortar um pedaço de papelão e fazer um colar elisabetano.

– Se o cachorro for de grande porte, a pessoa pode cortar um fundo de balde plástico e prendê-lo na coleira.

– Leve o cão imediatamente ao médico veterinário

Se você notar que os olhos estão irritados (o local vai estar avermelhado, presença de corrimento grosso escorrendo, etc.), aproxime do cachorro com cuidado e conversando em tom calmo, lave bem a região usando soro fisiológico ou água limpa, previna para que o cão não se machuque tentando coçar ainda mais a região, leve o cão o mais rápido possível para o veterinário.

A região dos olhos é muito sensível e precisa de cuidados especiais. Lembre-se de lavar bem as mãos antes de verificar se está ou não inflamado ou se existe ou não alguma ferida. Leve imediatamente o cachorro ao veterinário, para que ele possa indicar o melhor tipo de tratamento e descobrir a causa do ferimento. Além disso, toda vez que o cachorro estiver brincando, permaneça atento e próximo a ele.


18 COMENTÁRIOS

  1. bom dia
    eu tenho um cachorro da raça pinscher, e meu marido estava batendo nele, com um pano e ele viro o rosto e o pano bateu no olho dele.
    Agora os dois olhos dele ta muito inchado, e vermelho.
    O que eu deve fazer.

  2. minha cachorra da raça pinscher estava na rua e voltou com o olho avermelhado e sem conseguir abrir.
    O que eu faço?
    Não posso ir no veterinário agora.
    eu já tentei passar soro mas não adiantou muito

  3. Estava a brincar com a minha cadela com uma bola daquelas de tenis e infelizmente bateu-lhe no olho. Agora por vezes aparece um pouco mais fechado, mas nao é todo o dia. O que pode ser?

  4. Meu cachorrinho levou uma unhada do gato no olho agora ele não consegue abrir o olho ta muito vermelho oque eu fazer to sem dinheiro para levar ele a veterinário me ajudar por favor

  5. Tenho duas cadelas, uma de porte médio e a outra é uma Yorkshire, ontem as duas brigaram e o globo ocular inteiro da Yorkshire saiu inteiro para fora. Levamos ela para o veterinário, eles costuraram as pálpebras dela (não arrancaram o olho) e ela está em fase de recuperação. Tem jeito de não ter que tirar o olho? Se der certo pode ter alguma consequência?

  6. oie, preciso de ajuda, eu tenho três cachorros mais ontem oh meu pai deu comida pra um, eh ah outra se soltou eh foi pra perto do meu outro cachorro eh nisso eles brigaram, eh furou oh olho da minha cadelinha tá muito vermelho eh ela naum consegui abrir os olhos, tô lavando com soro mais sei que ela naum vai conseguir enxergar, só queria sabe oque eu compro pra amenizar ah dor eh cicatrizar oh local… Naum tenho dinheiro para leva lá ao veterinário… Se naum já levava!

  7. Costumo deixar mi ha cadelinha da raça ” Shituz ” pela manhã no portão. Que ficam umas crianças na rua brincando e ela fica no portão olhando. E hoje quando coloquei ela pra dentro ” pela manhã mesmo” notei q ela tava triste. Quando reparei o olho dela estava machucado e ela nao esta abrindo o olho direito. ( e eu sei q foi um dos meninos que judiou dela ) Estou lavando com soro fisiológico, estou com medo dela ficar cega. O que eu faço ?

  8. Gente me ajuda porfavor hoje o meu cachorro sai de casa e voltou com o olho furado alguem sabe algum remédio pra curar ele gente isso e crime eu tenho 12 anos eu estou desisperada porfavor me ajudem ele e só um animal gente 🐶

  9. Eu estava brincando com minha cachorra, abrindo e fechando a sombrinha, até que ela correu e eu abri a sombrinha, a ponta dela foi no olho da cachorra. Na hora ela ficou com os dois olhinhos fechados, e foi abrindo devagar, o olho q acertou a sombrinha está muito vermelho no canto (do lado da orelha). Sangrou um pouco, bem pouco mesmo. E agora minha cachorra tá quieta no canto. Pode ter acontecido algo grave??

  10. Oi tenho um poodle de porte médio e na aérea da cabeça por cima dos olhos e ao redor esta criando feridas, e não sei o motivo, estou bem preocupada porém não tenho condições financeiras o que poderia ser? Eu comprei uma pomada em um pet mas não adiantou é com o cone ele ainda consegue coçar😞 me ajudem por favor.

  11. Meu cachorro boxer levou uma unhada no olho e agora noto dificuldade dele para enxergar, o que é indicado a fazer? Principalmente quando a grana esta curta

  12. Ola tenho um filhote de bull terrier ele nao abriu o olho ainda um dos olhos dele esta muito inchado com um pus por baixo da paupebra. Ele sofre muito de dor oque posso fazer??

  13. ola meu cachorro e um labrador filhote e teve o olho furado por um gato, oq devo fazer???
    sendo q não tenho dinheiro para levar no veterinário

  14. Nessa quarentena eu adotei um cão idoso e minha outra o machucou no olho,na hora sangrou, estou lavando com sf0,9 , mas continua lacrimejando, tem algum antiinflamatório w eu possa dar ou pomada? Obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui