Frutas proibidas para cachorros

Conheça algumas frutas que são proibidas para os cães. Mantenha seu melhor amigo longe delas.

Você é daqueles que adora dar uns petiscos de gente pro seu cachorro? Basta você sentar à mesa e ele já assume posição de assessor canino de limpeza de prato? Então você precisa saber que existem alguns alimentos que nós consumimos, mas que não funcionam muito bem pra eles que têm um sistema digestivo diferente do nosso, por isso algumas das coisas que nós comemos podem fazer com que eles fiquem muito doentes.

Hoje vamos falar das frutas que são proibidas para os cachorros. Embora algumas delas possam trazer para nossos peludos os mesmos benefícios que nós usufruímos,  existe outras que são extremamente tóxicas e perigosas para eles.

frutas proibidas caes

Você deve manter as frutas a seguir fora do alcance do seu cãozinho, e caso ele acidentalmente venha a ingerir alguma delas, ligue imediatamente para o seu veterinário para que ele lhe diga como proceder.

Abacate – Tudo no abacate é problemático para os cães; caroço, casca e folhas. O abacate possui uma toxina chamada Persina. Humanos são imunes a ela, mas nos cachorros ela causa vômito e diarreia. A parte carnosa da fruta não tem tanta persina, mas ainda assim é arriscada para os peludos. Se você planta abacates na sua casa, assegure-se que seu animal não tenha acesso à planta.

Cereja – Apesar de a frutinha ser deliciosa, e você até pode dividir a parte carnosa com seu amigão, tanto sua planta, caroço e casca contêm cianeto que podem causar falência respiratória e até morte! O cianeto prejudica o transporte de oxigênio nas células sanguíneas. Os sintomas de envenenamento por cianeto são pupilas dilatadas, gengivas vermelhas e dificuldade para respirar.

Coco – O coco contém triglicérides que podem causar inchaço, desconforto, dor de estômago e diarreia. Ao oferecer a fruta e seu leite, seja sempre muito cuidadoso e converse antes com seu veterinário.  Alternativamente, você pode oferecer produtos à base de coco (como óleo de coco) que consumidos em pequenas quantidades, dificilmente trarão problemas a seu animal.

Damasco – A polpa dessa fruta é perfeitamente segura para seu cão; o problema, como com a cereja, é com a haste, as sementes e as folhas da planta que são altamente tóxicas para o animal. Essas plantas contém cianeto e podem causar problemas respiratórios e até morte!

Figo – Pode causar reações alérgicas em alguns animais e, além disso, a planta e árvore do figo se ingeridas, podem causar vômito e diarreia além de processos inflamatórios na pele em caso de contato.

Groselha – A groselha tem o mesmo potencial tóxico das uvas e das uvas-passa, podendo causar vômitos, diarreia e problemas renais muito sérios. Mesmo sem sintomas, consulte o veterinário se seu animal consumir acidentalmente essas frutas!

Laranjeira e Limoeiro – O problema aqui não são as frutas – que na realidade são até benéficas para seu animal. São da casca, sementes, folhas e cabos da árvore e da fruta que você quer que seu animalzinho mantenha distância. Seu consumo pode causar depressão, diarreia e vômito.

Pêssego, Ameixa e Caqui – O caroço dessas frutas é perigoso porque pode causar obstrução intestinal, e se você tem alguma dessas árvores em casa, precisa tomar muito cuidado porque a gente sabe que cãezinhos atacam o que vêem pela frente. Preste atenção nas fezes do seu animal, e se estiverem cheias de sementes e caroços, você vai ter de tomar providências!

Sementes de Maçã – Esse é um lembrete especial. A maçã descaroçada, sem casca e sem miolo é um snack bárbaro para o seu peludo (embora sempre com moderação). Mas é importante saber que suas sementes contêm cianeto – uma substância muito tóxica para cães. Embora seja necessária uma quantidade grande de sementes para causar problemas sérios, a gente sabe que cachorros não são exatamente comedidos e devoram qualquer coisa!

Tomate – Sim, tomate também é uma fruta!  A parte vermelha que nós humanos comemos, é considerada ok para nossos peludos, mas é bom ficar longe das partes verdes (caule e folhas) pois elas podem causar problemas gástricos. Tá certo que precisa comer muita planta de tomate pra passar mal, mas pra que correr o risco, não é?

Uva e uva-passa – Ninguém sabe exatamente qual é a substância tóxica dessa fruta que causa tantos estragos, mas a verdade é que ela é um verdadeiro veneno para seu cãozinho independente de idade, sexo ou raça. Mesmo que alguns animais consumam essas frutas sem apresentar problemas, a verdade é que elas podem causar danos renais irreversíveis! Então vamos usar o bom senso e evitá-las completamente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *