O seu melhor amigo anda muito deprimido e sem energia? Estes são sintomas comuns da hipoglicemia. Saiba o que fazer!
Os cães filhotes podem ficar sem energia, desanimados, fracos ou tropeçar com facilidade. Esse sintomas são comuns em cães que apresentam hipoglicemia. O seu melhor amigo já ficou assim? A hipoglicemia consiste na diminuição de açúcar no sangue dos cães.
O que é a hipoglicemia?
A glicose é um tipo de açúcar que é formada durante a digestão alimentar. No fígado, ela é armazenada sob a forma de glicogênio. A falta deste açúcar causa a condição conhecida como hipoglicemia. Ela pode ser provocada por vários fatores como uma alimentação de baixa qualidade ou até mesmo o excesso de atividade física, que pode fazer com que o corpo produza mais açúcar do que tem disponível. Por isso, procure sempre cuidar da alimentação do seu melhor amigo e faça atividades físicas de forma moderada. Peça orientação ao veterinário sobre a quantidade de passeios corretos no dia a dia, que ração usar, entre outras.
Sintomas da hipoglicemia
Normalmente, os filhotes que têm essa diminuição de açúcar no sangue ficam desanimados, cansados e tropeça com facilidade. Você esta notando o seu cachorro triste e maios quieto? A glicose tem como função fornecer energia para o cão, e a falta dela provoca desânimo. Em caso mais graves, por exemplo, os cães podem desenvolver convulsões. Além disso, a hipoglicemia pode desencadear outros fatores como a fraqueza ou o estado de coma. Por isso, fique sempre atento à saúde do seu cachorro.
Quais são os riscos da hipoglicemia?
Depende do nível da condição. Por exemplo, se ela for causada por uma alimentação desequilibrada ou o excesso de atividade física, esses sintomas são corrigidos mais fácil. Porém, se for uma causa mais grave, a hipoglicemia pode ser fatal. Portanto, o veterinário deve avaliar e indicar o tratamento correto para o seu melhor amigo. Qualquer sintoma estranho que seu cachorro apresentar, é essencial que ele seja levado ao veterinário mais rápido possível.
Como evitar a hipoglicemia?
Primeiramente, cuide da alimentação do seu cachorro. Ou seja, ele deve se alimentar com qualidade. Saiba alimentá-lo da maneira e do modo correto. Por exemplo, um filhote de 2 meses se alimenta, em média, 04 vezes por dia e quando alcança 04 meses passa para 03 vezes. Portanto, é fundamental conhecer a alimentação do seu cão. Peça auxílio ao veterinário, para que ele possa te informar sobre a quantidade correta de ração que seu cachorro pode comer por dia.
Gostou das dicas? Conte para a gente!