Labrador considerado insociável, rebelde e teimoso prova que todos estavam errados

Ele está sendo treinado como cachorro de resgate, provando que todos estavam errados a seu respeito.

Bailey é um retriever do Labrador que morava nas ruas de Loughborough, cidade de pouco mais de 57 mil habitantes no centro-leste da Inglaterra. Ele foi recolhido ao abrigo Dogs Trust, onde os tratadores o classificaram como “rebelde, rude, insociável, teimoso e indisciplinado”. Mas o cachorro conseguiu provar que todos estavam errados a seu respeito.

Desde que foi abrigado, Bailey demonstrou traços da sua personalidade independente e os funcionários perceberam que a ressocialização e eventual adoção seria difícil seriam “missões impossíveis”.

A história de Bailey

O cachorro logo se mostrou teimoso e rebelde. Bailey não acatava os comandos dos tratadores, ignorava as atividades propostas e agia de forma agressiva e desconfiada com os outros animais do Dogs Trust.

cachorro-considerado-rebelde-e-insociavel-prova-que-todos-estavam-errados
Imagem: ECFRS

Mas, mesmo considerando que “pau que nasce torto, morre torto”, a equipe do abrigo descobriu que o retriever do Labrador tinha um talento especial para encontrar brinquedos e outros objetos perdidos.

Na verdade, os tratadores encontraram um caminho para tentar Bailey. Ausente e arisco na maior parte do tempo, o cachorro demonstrava ser muito atento em suas atividades. Ele não era teimoso, mas persistente; não era insociável, mas muito concentrado nas tarefas em que estava envolvido.

Quando a habilidade de Bailey foi constatada, a equipe viu uma luz no fim do túnel. Louise Crawford, coordenadora de bem-estar do Dogs Trust, entrou em contato com diversos serviços de emergência. Um deles foi a UKISAR – UK International Search and Rescue (Serviço Internacional de Busca e Resgate do Reino Unido).

cachorro-considerado-rebelde-e-insociavel-prova-que-todos-estavam-errados
Imagem: ECFRS

A UKISAR é um órgão britânico especializado em operações de busca e resgate de vítimas em situações de emergência, como incêndios, terremotos, etc. A entidade presta serviços em diversos países da Europa e de outros continentes.

Operações de resgate

A UKISAR se interessou pelas habilidades de Bailey. O retriever do Labrador foi avaliado por Graham Currie, um adestrador do Corpo de Bombeiros de Essex, um condado britânico no sudeste do país.

Graham descobriu, entre outras coisas, que o cachorro se interessava mais por um brinquedo do que por um prato de comida. De acordo com o adestrador, os retrievers do Labrador são muito “gananciosos” e persistentes – a raça foi desenvolvida para a recuperação de aves abatidas em pleno voo, nos mares gelados do Canadá (península do Labrador, no leste do país).

cachorro-considerado-rebelde-e-insociavel-prova-que-todos-estavam-errados
Imagem: ECFRS

O adestrador estava procurando um novo cão para treinar e ficou entusiasmado com as características de Bailey. Para a maioria, o cachorro era apenas rude e rebelde, mas, para Graham, ele tinha todas as qualidades necessárias para o resgate.

Os testes com o cachorro foram simples: ele precisava recuperar (“retrieve”, em inglês) bolas de tênis atiradas ou escondidas. Mas a tarefa se complicava porque, enquanto buscava as bolinhas, Bailey recebia outros estímulos, como petiscos, sons estranhos, etc.

Durante seis semanas, Bailey foi avaliado pelo adestrador, que estava um pouco resistente em acolher um cachorro da raça, que tende a ser gulosa e brincalhona, distraindo-se com muita facilidade dos objetivos propostos. Mas este cachorro mostrou que era diferente.

Labrador considerado insociável, rebelde e teimoso prova que todos estavam errados
Imagem: ECFRS

O depoimento de Graham é contagiante: “Ele foi descrito como indisciplinado, intratável, insociável, rude e teimoso, mas acabou se revelando a criatura mais incrível. Bailey é um dos cães de busca mais naturais que eu já conheci”.

Bailey tem atualmente 18 meses e foi resgatado por 185 libras – o custo das taxas de vacinação, vermifugação e transporte. Mas está sendo incorporado à UKISAR, à medida que o treinamento no Corpo de Bombeiros de Essex avança, com extrema facilidade.

“Ele não tem medos nem fobias, transita com facilidade em terrenos difíceis e escarpados, não se distrai com outros estímulos e nada o incomoda. Ele é um verdadeiro bode montês”, completa o treinador, referindo-se ao cachorro rebelde. A equipe do Dogs Trust cometeu um sério erro de avaliação de personalidade.

O adestrador descobriu que, apesar do comportamento pouco sociável – Bailey prefere ficar sozinho –, o retriever do Labrador não é agressivo com outras pessoas e animais, condição fundamental para atividades de busca e resgate.

Bailey continua em treinamento. As operações de busca e resgate operacionalizadas pela UKISAR são complexas e difíceis. O aprendizado completo deve se prolongar por cerca de três anos. O retriever do Labrador, no entanto, já concluiu as primeiras etapas e será incorporado às missões dos bombeiros, ainda como parte da qualificação, em abril de 2022.

Receba notícias e histórias do Cães Online no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/caesonline.

Postagens Relacionadas