Seu melhor amigo tem medo da coleira? É só vê-la que já sai correndo? Confira as dicas!

É só ver a coleira, que muitos cães já sabem que é a melhora hora do dia: o passeio. Porém, muitos cachorros também têm medo deste acessório. Por que isso acontece? Já passou por essa situação com o seu melhor amigo? Confira as dicas e saiba o que fazer, lendo este artigo!

medo-coleira

Nem sempre o primeiro contato com a coleira é amigável, afinal, é uma situação nova para o cachorro. O ideal é que ela seja apresentada para o cão antes mesmo do primeiro passeio – que só deve acontecer depois que ele receber todas as doses de vacinas-, assim, acostume-o com o acessório aos poucos e também faça simulações de passeios dentro da sua casa. Desta forma, quando o seu melhor amigo for passear com você, ele já vai estar mais habituado. Compre uma coleira que deixe o seu cachorro confortável e que seja adequada ao tamanho dele.

Além disso, o cachorro deve associar a coleira com coisas boas, por isso, deixe que ele cheire o acessório à vontade. Se quiser, antes de prender ele na coleira pode oferecer alguns petiscos e guloseimas. Depois que ele estiver com a coleira, coloque a guia com calma, sempre falando coisas positivas, dando petiscos ou brinquedos para que ele possa se distrair. Passeie com o seu melhor amigo, apenas, quando ele estiver acostumado com a coleira e a guia em casa. Ou seja, não force a situação e tenha paciência com ele. Se precisar, faça pequenos passeios pela casa, para que ele possa ir se acostumando aos poucos.

Resumindo um pouco do que foi falado até agora: a primeira recomendação é fazer com que o seu amigo associe a coleira com coisas boas. Assim, ele vai acostumar com os passeios mais rápido e depois vai adorar. Comece caminhando em ruas tranquilas no seu bairro e em horários que não tenham muito movimento. Aos poucos e com o tempo, você vai aumentando o percurso e o tempo. Todavia, se o seu melhor amigo continuar demonstrando muito receio com a coleira e também com o passeio, que tal contratar um profissional para te ajudar? Logo, procure um adestrador profissional que tenha experiência em comportamento para te ajudar. Antes de contratar, pesquise sobre o profissional, veja se é de confiança e não se esqueça de pedir referência.

Gostou das dicas? Seu melhor amigo tem medo da coleira ou ele adora passear? Fale para a gente no blog!


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui