Ao adotar, a cama de cachorro é um dos itens básicos do enxoval. Ser pai ou mãe de pet implica vários custos e uma das despesas iniciais é a aquisição da cama, imprescindível para o conforto e a segurança dos peludos. Conheça as melhores camas para cachorro para saber escolher corretamente.
Mesmo no caso dos tutores que pretendem dividir com o cachorro a própria cama no quarto (e também sofás, poltronas, etc.), é importante organizar um cantinho para o peludo. É um refúgio onde ele poderá se esconder quando quiser passar um tempo sozinho, quando se sentir indisposto, quando chegarem visitantes barulhentos, etc.
Conteúdo
Camas para cachorro: como escolher?
Em casa, a cama do cachorro é o equivalente ao espaço reservado para o descanso no acampamento que ficou para trás, quando os peludos viviam em matilhas e precisavam cuidar sozinhos de todas as necessidades básicas.
A primeira dica para escolher a cama do cachorro é considerar o porte. Algumas raças caninas são avantajadas e é preciso ter isso em mente. Aquele adorável filhote, em poucos meses, pode se tornar um canzarrão e, como a cama é o esconderijo preferido, ela já deve ter dimensões para abrigar um dogue alemão ou um rottweiler, por exemplo.
Mesmo entre os cães sem raça definida (SRD), os adotantes podem observar os pais, para ter uma ideia geral de como eles serão ao se tornarem adultos. Não é uma garantia total – cães mestiços de pequeno porte podem transmitir genes insuspeitados –, mas sempre é possível projetar o tamanho.
Os tutores podem improvisar a cama para os cachorros, com caixas de papelão e roupas de cama usadas. Neste caso, o cantinho terá sempre caráter provisório, precisando ser renovado de tempos em tempos. Felizmente, existem camas confortáveis, seguras e duráveis, que podem durar anos.
O que os tutores devem avaliar na cama para cachorro:
- o material – ele precisa ser resistente e, de preferência, impermeável. O cantinho das sonecas é também o lugar preferido para as coçadelas, o esconderijo para petiscos e brinquedos, etc.;
- a segurança – a cama deve ser segura: por exemplo, se for um móvel alto, o acesso precisa ser facilitado com degraus, que podem ser inicialmente improvisados;
- a praticidade – o ideal é escolher colchonetes e almofadas com forros laváveis ou descartáveis. De tempos em tempos, é preciso lavar e arejar a cama e os acessórios;
- a beleza – para cães pequenos e médios, a cama provavelmente será instalada na sala de estar ou no quarto do tutor e, portanto, não pode ser um chiqueirinho à mostra na maior parte do tempo. Mesmo para os cães que dormem no quintal, é importante que todos os itens contribuam para um ambiente bonito e higiênico.
As melhores camas para cachorro 2023
Selecionamos dez camas entre as mais vendidas. Elas estão disponíveis tanto em pet shops virtuais (Cobasi, Petlove, Petz, etc.), como em lojas de departamentos digitais, como Mercado Livre e Amazon. É importante pesquisar não apenas as características das camas, que precisam satisfazer as necessidades dos peludos, mas também procurar promoções e ofertas: existe muita variedade nos preços e nas condições de pagamento.
1) Cama Iglu Luppet
Confeccionada em material impermeável, é ao mesmo tempo uma cama e uma toca, indicada para os peludos que gostam de ficar escondidos durante alguns momentos do dia.
O material é revestido com fibras siliconadas, que inibem a proliferação de fungos e ácaros. A estrutura é revestida com espuma antialérgica. A limpeza da cama é fácil e rápida, já que o material não retém umidade. Esta cama iglu está disponível nos tamanhos P, M e G.
2) Cama extragrande Fábrica Pet
Apesar do tamanho, ela também é indicada para os cachorros mais “folgados” (aqueles que esticam o corpo enquanto tiram as muitas sonecas do dia). A cama é preenchida com fibras siliconadas e espuma.
O revestimento é facilmente removível, para facilitar a higienização, graças a um zíper que percorre toda a lateral da cama. O colchão é dupla face. As laterais altas, com abertura de acesso, garantem o aconchego para os cães.
3) BF Colchões Box Pet
O modelo é semelhante ao de uma cama box para humanos. A cama é quadrada, com um metro na lateral – espaço mais que suficiente para cachorros grandes. A altura é de 27 cm, ideal para os peludos que não gostam de se apoiar diretamente no chão.
O material de revestimento é impermeável e pode ser limpo com um pano úmido. A Box Pet da BF Colchões é acompanhada por um lençol branco, que ajuda a compor o espaço e facilita as inspeções do pelo e da pele.
4) MEC G Dreams
Esta é uma cama suspensa, que protege os cachorros da friagem do chão e garante o arejamento necessário para reduzir problemas com ácaros e umidade. O material é resistente, higiênico e muito confortável.
A estrutura da cama é produzida em tubos de alumínio, material que não enferruja e suporta pesos de até 50 kg. O revestimento é “resistente a mordidas”, garantindo uma vida útil prolongada. Pode ser lavado com água e sabão e seca com rapidez, podendo inclusive ser usado no mesmo dia.
5) Pickorruchos Reciclato Corale
Esta cama para cães de pequeno porte é uma das opções mais baratas disponíveis, mas não deixa nada a desejar quanto à durabilidade e resistência. O enchimento é feito com matéria prima reciclada, uma preocupação da Pickorruchos.
A capa pode ser retirada para lavagem, graças a um zíper que percorre toda a lateral, que é reforçada com paredes almofadadas. As medidas são as seguintes: 33 cm X 47 cm. A almofada fica a 14 cm do chão. O modelo é unissex, com listas azuis e rosa.
6) Cama suíça Bichinho Chic
A estrutura é apoiada diretamente no chão e pode ser instalada em qualquer cantinho da casa. Confeccionada em pelúcia acrílica, um material resistente e durável, a cama suíça garante o conforto dos peludos de qualquer tamanho ou raça.
Esta cama não possui zíperes, mas pode ser lavada por imersão, apenas com água e sabão (em um balde ou no tanque, por exemplo). A única precaução é secar na horizontal, para impedir deformações do enchimento. Está disponível em quatro tamanhos diferentes.
7) Cama Nuvem Fábrica Pet
Disponível nos tamanhos PP ao GG (de 40 cm a 100 cm de diâmetro), em quatro cores diferentes. A cama é confeccionada em pelúcia, com fios de 4 cm de comprimento: ideal para os peludos que gostam de se esconder e “afundar” no colchão.
O fundo da cama é revestido com material antiderrapante. Este item pode ser lavado manualmente ou em máquinas de lavar. Para manter a pelúcia sempre macia e relaxante, o tutor deve secar a cama sob o sol, na horizontal.
8) Cama retangular Luppet (colchão removível)
É disponibilizada nos tamanho P, M e G, em diversas cores e estampas – joaninhas, imagens de cães, motivos geométricos, etc., para combinar com a decoração do ambiente.
A almofada é presa à estrutura, indicada especialmente para os cachorros que gostam de “redecorar” a cama, que pode ser lavada por imersão, em um balde ou no tanque. O revestimento é antialérgico.
9) Cama Europa Paris Fábrica Pet
Confeccionada em algodão e poliéster, é aconchegante e muito prática na hora de higienizar. A cama é arredondada, disponível nos tamanhos P, M, G e GG. As laterais proporcionam conforto e aconchego e a almofada é supermacia.
A cama Europa Paris está disponível nas cores rosa e azul-marinho. Ela pode ser usada tanto por filhotes, que se enroscam na hora das sonecas, quanto por adultos que preferem se esticar enquanto descansam.
10) Colchonete Ret Beauty (tamanho único)
De nada adianta comprar uma cama com muitos enfeites e adereços se o cachorro gosta mesmo de dormir apoiado no chão. O colchonete Ret Beauty pode ser levado para todos os cantos da casa. É indicado para os encalorados, mas também pode receber cobertores nos dos mais frios.
Este colchonete é fácil de lavar, bastando colocá-lo em imersão, com água e sabão. O revestimento é antialérgico e ele pode ser guardado enrolado, quando o cachorro estiver ocupado em outras atividades. É uma forma de delimitar o espaço, sem prejudicar a circulação nos ambientes.
Dicas úteis sobre as camas de cachorros
- As camas, independente da resistência e durabilidade, não devem ficar muito tempo expostas ao Sol. Isto impede que o forro fique ressecado e não compromete a vida útil.
- A apresentação da cama para o cachorro pode integrar o treinamento dos comandos básicos. O peludo deve ser incentivado a não morder a estrutura e os acessórios. Assim, ele aprende mais rápido e o tutor garante a durabilidade da cama.
- A cama deve ser instalada em local arejado, preferencialmente com exposição indireta ao Sol, para evitar a umidade que pode facilitar a proliferação de bactérias, fungos e ácaros.
- Alguns revestimentos não podem ser higienizados em máquinas de lavar automáticas. Consulte as especificidades do produto antes de fechar o negócio. Fique atento às observações do fabricante (secar à sombra, não usar alvejantes, etc.).
- Tome cuidado com o excesso de enfeites. Eles podem atrapalhar o descanso dos cachorros e, se forem pontiagudos, causar inclusive alguns acidentes.
- Antes de comprar a cama, confira o processo de confecção e as características do produto, especialmente no caso de cães alérgicos.
- Verifique prazos de entrega, condições para trocas e devoluções, opções de pagamento, etc. Algumas condições, como o parcelamento, quase sempre estão subordinadas às regras do cartão de crédito, e não às do revendedor ou representante.