Menino pinta quadros para vender e ajudar animais abandonados

Por: em

Crianças e pets são uma boa combinação. Este menino pinta quadros para arrecadar fundos para abrigo e ajudar a comprar ração.

Um menino russo de apenas dez anos está chamando atenção para a causa animal. Ele decidiu usar os dons artísticos para pintar quadros de cães e gatos. A receita obtida com as vendas é usada para custear as despesas de abrigos para pets recolhidos nas ruas. 

Seguir Cães Online no Facebook
menino-pinta-quadros-de-pets-para-comprar-racao

O trabalho do pequeno Pavel Abramov está se tornando um movimento que ultrapassou as fronteiras da Rússia. Ele começou oferecendo quadros para parentes e amigos da família, mas a iniciativa se transformou no projeto Pincel Gentil, que já recebe encomendas de fora do país. 

O trabalho de Pavel 

menino-pinta-quadros-de-pets-para-comprar-racao

Em entrevista ao Bored Panda, um site lituano especializado em histórias motivacionais, a mãe de Pavel, Ekaterina Bolshakova, disse que o menino sempre revelou talento para as artes plásticas. Ele brinca com lápis e pincéis praticamente desde que era um bebê. 

A ideia de retratar animais surgiu quando Pavel começou a fazer registros dos animais de estimação da família. Em pouco tempo, parentes e amigos fizeram encomendas, para também terem os seus pets eternizados em telas. 

Ekaterina conta que partiu do menino a ideia de arrecadar fundos para abrigos de animais resgatados. Ele assistiu a uma reportagem na TV sobre as condições em que cães e gatos vivem nos canis e decidiu amenizar a situação. 

menino-pinta-quadros-de-pets-para-comprar-racao

Nessa época, Pavel havia perdido o seu cão, Bansik (posteriormente, a família adotou outros animais). O menino estava fragilizado e muito triste, mas as imagens dos cães e gatos abandonados despertou a vontade de fazer alguma coisa para ajudar. 

Pavel, então, começou a cobrar pelos quadros que faz. Cada retrato é “vendido” por dez latas de ração, cinco quilos de trigo sarraceno ou o valor equivalente. as encomendas estão chegando cada vez de mais longe, mais recentemente o menino passou a aceitar pagamentos em dinheiro. 

Os recursos obtidos são integralmente transformados em ração, medicamentos e outros itens necessários aos animais resgatados. Ekaterina conta que o artista já atendeu 150 pedidos, de 15 países. Há uma fila de 1.000 tutores esperando para receber as pinturas. 

menino-pinta-quadros-de-pets-para-comprar-racao

As encomendas são feitas pela internet, através das páginas sociais do projeto Pincel Gentil. A mãe do menino faz questão de informar que Pavel só pinta quadros nas horas vagas, depois que termina os deveres da escola e as atividades em casa. 

O menino também precisa passear diariamente com os dois cães da família, antes de se dedicar às novas obras de arte. A iniciativa de Pavel conseguiu comprar, até o momento, três toneladas de alimentos e outros itens necessários aos abrigos. 

Pavel começou o trabalho em 2019, ajudando canis de sua cidade, Arzamás, há 410 km da capital Moscou. Agora, com a projeção do projeto – inclusive em nível internacional – o menino colabora com abrigos de várias cidades do país. 

menino-pinta-quadros-de-pets-para-comprar-racao

O Pincel Gentil obteve maior repercussão em 2020, quando foi anunciado, nas redes sociais, que os recursos obtidos com retratos de cães e gatos comercializados em um período determinados seriam destinados a uma campanha de esterilização de animais de rua. A ação foi desenvolvida em São Petersburgo e Moscou, as maiores metrópoles russas, beneficiando centenas de peludos. 

O projeto foi ampliado com parcerias: muitos comerciantes e prestadores de serviços viram na iniciativa de Pavel um excelente investimento para os seus negócios. Diversos estabelecimentos russos passaram a recolher doações. As caixas coloridas, criadas pelo próprio pintor, se tornaram comuns na paisagem de várias cidades do país. 

Atualmente, o Pincel Atômico está instalado em um ateliê bem equipado, que conta com o trabalho voluntário de algumas dezenas de amigos de Pavel. A equipe está desenvolvendo projetos de arte-educação nas escolas e campanhas de conscientização dos direitos dos animais. No mesmo local, funciona um abrigo que está atendendo cem animais de rua atualmente. 

menino-pinta-quadros-de-pets-para-comprar-racao

As taxas pagas para frequentar as oficinas são usadas para manter o espaço, comprar materiais artísticos e também ajudam a fornecer ração e medicamentos para diversos abrigos. De acordo com Ekaterina, todas as ideias surgem da criatividade de Pavel. 

Ao todo, já foram realizados 20 eventos, entre campanhas de arrecadação, sessões fotográficas, flash mobs, concertos, leilões e aulas de pintura e desenho. 

O pequeno artista realiza as suas obras a partir de fotografias enviadas pelos tutores. Mas ele faz questão de estabelecer algum tipo de vínculo. Enquanto os retratos estão sendo criados, ele conversa com as famílias pela internet, para entender como os peludos chegaram às suas vidas e como é o relacionamento entre eles.  

Pavel Abramov queria apenas “fazer alguma coisa”. Em dois anos, ele conseguiu ajudar milhares de cães e gatos abandonados. O ativismo do menino certamente despertou também a vontade, em muitos cidadãos russos, de adotar um peludo. 

Gostou? Siga o Cães Online no Facebook, Instagram e Google News