O seu cão esta triste, quieto e mais reservado? Ele não quer comer ou brincar? Ele pode estar ficando deprimido. Veja o que fazer!

Você sabia que, assim como nós, os cães também podem desenvolver depressão? Existem vários motivos que podem levar os cães a ficarem deprimidos, como mudanças de rotina, de local, morte de alguém querido, perda de liberdade, período de doença, entre outros. Por isso, é essencial que o dono esteja sempre atento ao comportamento do melhor amigo.

Meu cachorro esta com depressão. E, agora?

Quais são os sinais clínicos da depressão em cães?

A depressão nos cães costuma apresentar vários sinais e podem mudar de acordo com o temperamento do cachorro. Por exemplo, os cães que são mais carentes tendem a desenvolver depressão com mais facilidade do que outros que são mais reservados.

Os sinais comuns de depressão são:

Perda de apetite- o seu cachorro começa a diminuir a alimentação e com o passar do tempo vai perdendo peso.

O cachorro fica isolado: o cão não quer mais brincar ou socializar com o dono e os familiares. Ele quer ficar sozinho, reservado e muito quieto. Ele não sente vontade de brincar ou agradar o dono.

Apatia: o cão permanece quieto e não quer brincar.

Tristeza profunda: o cachorro permanece triste, reservado. A tristeza pode ser notada pelo seu olhar.

Eles não querem receber carinho: os cães que estão deprimidos não querem receber atenção e carinho. Além disso, não querem ninguém por perto, ou seja, gostam de permanecer sozinhos.

A depressão pode aparecer em qualquer cão?

A depressão pode afetar qualquer cachorro e, além disso, não existem raças que estão mais propensas a desenvolver o quadro. Porém, os cachorros que são mais emocionalmente dependentes do dono, podem desenvolver depressão com mais facilidade. Desta forma, qualquer mudança na rotina ou no comportamento pode afetar o estado emocional. Por isso, é fundamental que o dono esteja sempre atento ao comportamento do cão.

Como evitar que o cão tenha depressão?

A prevenção é sempre o melhor caminho. Uma das formas de evitar a depressão é criar uma rotina que você realmente poderá cumprir. Por exemplo, se você tem o hábito de passear com ele todo dia de manhã e por um período cansou ou mudou de horário, o seu cachorro vai sentir falta do passeio no horário da manhã. Desta forma, ao criar um hábito esteja ciente de que terá que cumpri-lo.

Cães adoram ser mimados, receber carinho e atenção. Por isso, brinque com o seu cachorro, encha-o de mimos, para que ele possa sempre se sentir especial e querido por todos. Se notar que seu cachorro esta depressivo, leve-o ao veterinário. Gostou das dicas?


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui