O seu cão esta eliminando as fezes com muita dificuldade? Durante a evacuação ele sente dor e chora? O seu cachorro pode estar com prisão de ventre. Saiba mais!

A prisão de ventre, que também é conhecida como constipação intestinal, pode causar muito incômodo e prejuízo para a saúde do seu melhor amigo devido à diminuição da frequência da evacuação, além de difícil eliminação. Geralmente, as fezes saem muito ressecadas e endurecidas. Que tal conhecer mais sobre a situação?

Meu cachorro esta com prisão de ventre. O que fazer?

Por que acontece a constipação intestinal?

O seu melhor amigo pode desenvolver prisão de ventre por vários motivos como, por exemplo, alimentação, idade, dieta, variação na quantidade de fibra alimentar, além de ansiedade, estresse, depressão, entre outras. Assim, são vários fatores que podem causar a prisão de ventre no seu cão.

Quais são os sintomas? Como posso saber que meu cachorro pode estar com prisão de ventre?

Geralmente, os cães que estão com constipação intestinal permanecem muito tempo tentando eliminar as fezes, além disso, choram muito e as fezes eliminadas tem o aspecto mais ressecado e seco.

No geral, os cães que têm prisão de ventre têm o estômago mais inchado, apresentam perda de apetite, sentem muito desconforto durante a evacuação e podem até apresentar muco ou sangue nas fezes.

A prisão de ventre, normalmente, ocorre quando o cachorro tem uma mudança na alimentação, ou durante o desmame e até quando vai ficando mais idoso. Portanto, procure observar o seu melhor amigo no dia a dia, veja se ele esta eliminando as fezes com facilidade, verifique o aspecto delas também. Qualquer suspeita de constipação intestinal, leve o seu cachorro para o veterinário.

Formas de prevenção

Existem várias maneiras para prevenir a prisão de ventre no seu cachorro. Procure cuidar bem da alimentação dele, ou seja, busque dar uma dieta que seja rica em fibras. Além disso, tente fazer com que o seu melhor amigo tenha um horário regular para a alimentação, incentive a ingestão de água e ofereça petiscos naturais como, por exemplo, cenoura. Desta forma, proporcione ao seu cão uma boa qualidade de vida, assim, você vai poder prevenir a prisão de ventre.

O que fazer se meu cachorro estiver com prisão de ventre?

Se você suspeitar que o seu melhor amigo esta com prisão de ventre ou tem alguns dos sintomas descritos acima, leve-o para se consultar com um veterinário de confiança. Não dê medicamentos por conta própria, porque pode ser muito prejudicial para o seu cachorro e trazer complicação para a saúde dele. Cuide bem do seu melhor amigo!

Gostou das dicas? Que tal deixar a sua opinião para a gente?


1 COMENTÁRIO

  1. Meu cachorrinho é um shistsu é esta com entestino preso e ja levei no veterinário mas parece q não esta resolvendo chora a noite todo oq faço me ajuda .ele só tem um mês

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui