O seu melhor amigo começa a te morder, quando precisa escovar os dentes? Veja algumas dicas de como fazer ele gostar.

Você já tentou de tudo e o seu melhor amigo não gosta de escovar de dente? Cuidar da higiene bucal do seu cão é extremamente importante, para manter a saúde dele. Por exemplo, você sabia que a presença do mau hálito, pode significar alguma doença? Portanto, é fundamental que os donos cuidem da saúde bucal, que deve começar desde os primeiros anos de vida do cão.

Meu cachorro não gosta de escovar os dentes. Como fazer?

– O seu cachorro deve perceber que escovar dente pode ser muito divertido, por isso, este momento deve ser especial, para ele. Portanto, durante a escovação, que tal dar a ele alguns mimos como o petisco favorito? Encha-o de carinho e elogio, também. Assim, ele vai se divertindo enquanto escova os dentes.

– Tenha paciência durante a escovação, principalmente, se é a primeira vez do seu melhor amigo. Lembre-se de que tudo para ele é novo, e você precisa ter muita paciência, amor e carinho. Aos poucos, ele vai se acostumando. Respeite sempre os limites do seu cachorro, ok?

– O seu cachorro precisa se acostumar com o gosto da pasta de dente, certo? Por isso, coloque um pouco de pasta no seu dedo e ofereça ao seu melhor amigo. Depois, que ele experimentar, dê a ele um petisco. Repita o processo. Desta forma, o seu cachorro vai entender, que toda vez que experimentar a pasta, vai ganhar uma recompensa e ele simplesmente vai adorar.

– Comece a massagear a pasta nos dentes e na gengiva do seu cachorro usando o dedo. Vá com muito cuidado e cautela, sempre tendo muita paciência, amor e carinho. Assim, aos poucos ele vai se acostumando com a escovação bucal. Quando você notar que ele já esta acostumado com a pasta e com a massagem dos seus dedos, é o momento de introduzir a escova de dente. Tenha muita paciência, e sempre recompense o seu cachorro com muitos mimos, carinhos, brincadeiras e elogios.

– No início, o seu cachorro pode não deixar que todos os dentes sejam escovados. Respeite o ritmo dele. Assim, comece escovando um pequeno número de dente, e vá aumentando aos poucos, até ele se acostumar. Converse com o seu cachorro enquanto escova os dentes dele. Conforme já foi falado, sempre o recompense com elogio, seu petisco ou brinquedo favorito, e não se esqueça de enchê-lo de muito carinho e mimo.

– Além disso, use sempre escova de dente e pasta específica, para cães, ok? Gostou das dicas? O seu cachorro gosta de escovar os dentes? Conte para a gente!


2 COMENTÁRIOS

  1. Eu faço tudo isso, meus cachorros toleram, e ficam ansiosos pra ganhar um petisco no final. Quando eu viajo e fico muito tempo sem escovar, eles desacostumam um pouco, daí eu tenho que voltar a condiciona-los. Tem que ter muita paciência mesmo, nunca demostrar raiva ou impaciência quando eles evitam a escovação porque isso atrapalha o processo.

  2. Na transição entre o dedo e a escova propriamente dita, pode-se tentar enrolar um pouco de gaze no dedo e fazer a massagem de escovação com ela. A textura da gaze e o modo de escovação (com o dedo ainda) são um meio termo que funciona para não ir direta para a escova e já vai limpando mesmo os dentes (não é como só com o dedo).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui