É só começar a chover que o seu melhor amigo já sente muito medo? Ele já começa a se esconder pelos cantos da casa? Veja o que fazer!

O seu melhor amigo tem medo de chuva? É só começar a ouvir o barulho da água ou da tempestade que já corre para debaixo da cama ou se esconde atrás do sofá? Muitos cães têm medo de chuva, que é provocado pelo barulho que ela faz. Mas, como lidar com esta situação e diminuir o medo no cachorro?

cachorro-chuva

Nada melhor que um dia de calor, para brincar com o seu melhor amigo, ou passear com ele pelas praças e parques da cidade. Porém, em dias chuvosos, é comum os cães ficarem inseguros e com muito medo, principalmente, se a chuva for acompanhar por tempestade.

O medo é provocado, justamente, pelo barulho. A audição do cão é muito sensível, e eles acabam escutando o barulho muito mais alto e forte do que nós. Devido a isso, eles sentem medo e podem procurar algum lugar seguro e confortável para se esconder ou se aproximar do dono. Além disso, o temor, também, pode ser provocado, pelo perigo que os barulhos representam.

Assim, os sons de chuva ou barulho de trovão, podem indicar uma ameaça de perigo, provocando medo no cão. Como eles não sabem o que significam o barulho tende a se esconder.

Como diminuir o medo?

Existem várias maneiras para tentar diminuir o medo no seu melhor amigo. Mostre ao seu cachorro, que ele esta seguro. Mas, tente agir de forma natural, ou seja, não fique proporcionando uma proteção excessiva para o seu cachorro. Lembre-se de que é preciso ter equilíbrio.

Por exemplo, você pode distrair o seu cachorro com atividades e brincadeiras novas. Que tal aproveitar para encher ele de carinho ou presenteá-lo com algum brinquedo novo? Assim, ele ficará distraído e perderá o foco do barulho. Outra dica é você dar a ele o brinquedo favorito. Assim, ele vai brincar e esquecer o medo.

Que tal levar o seu cachorro para algum cômodo mais silencioso da casa? Assim, ele também permanecerá longe do barulho. Porém, respeite os medos do seu cão e não tente forçar nenhum tipo de situação, para que ele perca o medo.

Entretanto, cães que têm medo excessivo podem ficar muito nervosos e entrar em desespero e, assim, eles podem urinar de forma involuntária, vomitar, desenvolver convulsões, entre outros. Em casos de medo excessivo é fundamental procurar um médico veterinário, para que ele possa identificar e indicar o tratamento correto para lidar com a situação.

O seu cachorro tem medo de chuvas ou trovões? Conte para a gente!


13 COMENTÁRIOS

  1. Qdo começa a chover meu cão ja se treme todo, choraminga e vem pro meu lado. Se é à noite ele sobe pra minha cama. Notei q ele ficou assim depois que, uma vez na praia, ele ficou sozinho no patio e veio um temporal. Estou preocupada.

  2. Minha cadela tem medo desde filhote de temporal mas de uns meses pra ca ele se desespera fica ofegantetreme muito vomita estou muito preocupada. Ela tem 6 aninhos. O que posso fazer pra aliviar esse pavor nela. ?

  3. A minha cadela tem um medo enorme de forma que não deixa ninguém dormir de noite quando existe chuva e trovões !
    Já a castiguei uma vez pois ela começou a estragar tudo em casa!
    Pus na varanda mas ela entrou em pânico e agora sempre que chove ela não se cala
    É exaustivo! Estou a começar a desesperar com este barulho todo que não me deixa dormir !
    Agora são 6:52 da manhã estou acordada desde as 3:30 da manhã porque ela não me deixa dormir!
    Já fui passear com ela mesmo chovendo! Já lhe dei comida molhada! Já lhe dei um chinelo dela para ela roer e também já me apeteceu bater-lhe mas não o fiz pois ela no final das contas não tem culpa de ter medo !
    Se alguém souber de alguma coisa mais definitiva para ela para com isto diga por favor !
    Estou cansada não durmo de noite preciso de ajuda !

  4. Meu cachorro tem muito medo de trovão. Ele é grande, então, se está sozinho em casa destrói tudo com medo. Se estamos em casa, ele entra e fica agoniado de um lado para o outro. Já ignorei ele para mostrar que está tudo bem. Já joguei brinquedos pra ele, mas ele não pega. Fica olhando pra mim, nervoso. Aí ele pega coisas que não podem para chamar atenção.
    Não sei o que fazer…

  5. Minha cachorrinha tem medo dá chuva com trovões e se esconde embaixo da mesa. Se eu ser a ela uma casinha será que se sentirá mais segura, protegida?Nem sempre estou em casa para abrir a porta para ela entrar na sala.

  6. Talvez ajude. Temos 3 York Shire, uma fêmea com 3 anos, um macho com 2 e a filhotinha deles com 8 meses. Basta o tempo mudar para chuva, não precisa nem começar à chover, consigo prever a mudança de tempo porque o macho começa à tremer. Não tem trovão, relâmpago, nada, basta mudar apenas o ar. Às vezes nem chove mas enquanto o tempo ficar fechado, ele vai tremer e se esconder debaixo dos móveis. Observei que especificamente esse cachorro, não a raça, idade, doença ou barulho, ele percebe a mudança na pele, assim como alguns de nós, humanos, sentimos a eletricidade estática existente no ar. Quantos de nós já sentimos os pêlos do braço se arrepiarem passando perto de TVs ligadas, geladeiras, etc? De tudo que já li sobre isso, só falaram de medo de barulho, ansiedade, “pode ter acontecido no canil”, etc, nada me convenceu. Esse cachorro, que batizamos de Zeca Doido, é atípico, já que tem o pêlo mais grosso e enquanto os outros procuram se esquentar, ele deita de barriga para baixo no piso da cozinha para se refrescar, portanto também não é frio. Quem tem o mesmo problema, observem, vejam se começam à tremer mesmo antes da chuva; acredito que é isso que acontece. Em tempo: os outros dois cachorros, mesmo a filhotinha, não mudam nem de lugar por causa da chuva nem de tempestade.

    • Ola, muito interessante isso, tenho dois shih-tzus, a fêmea é brincalhona e ligada no 220, enquanto o macho é mais tranquilo, porém quando o tempo muda para chuva, antes de chover ele ja fica triste e andando atrás de mim com medo e ela nem liga, ele tambem deita de barriga para baixo ate em dias frios, não sei se tem alguma ligação, mas achei muito interessante sua observação, vou pesquisar sobre isso. Ele me dá bastante trabalho quando chove, quer se esconder, se for a noite entra em baixo da minha cama e fica chorando…. complicado … abraço, tudo de bom, se eu descobrir alguma coisa volto para copartilhar ….

  7. Eu tenho uma cadela de grande porte que fica fora de casa onde ela tem uma casinha. Quando chove, venta, relampia ou algm solta fogos, ela fica morrendo de medo, chora e fica tentando entrar na casa, até pelas janelas com grandes onde ela n consegue passar. Meu pai n aceita ela entrar dentro de casa e eu e minha mãe ficamos com dó, as vezes ficamos com ela mas ela n se acalma. Queria saber se tem alguma solução miraculosa para ajudar…

  8. Tenha uma cachorra que tem um medo fora do comum. Basta ela sentir que vai chover, não precisa nem ventos ou qualquer outros sinal, ela entra em desespero total, late tanto e tão alto que não suportamos. às vezes de madrugada temos que tirar ela de onde está porque os vizinhos não aguentam. Já não sei mais o que fazer, ela surta e morde o que vê pela frente, mangueiras, fios, ela já destruiu vários eletrodomésticos em casa e na vez mais absurda, me deparei com ela dentro de casa, pois tinha comido, literalmente, um pedaço da porta de madeira e entrado. É igual o caso do Márcio Alves, não precisa chover ela sente antes mesmo de acontecer.

  9. Kiko, um border collie de seis meses, quando está dentro do carro para passear, o que ele ama , se chove e começa o barulho no teto do carro , ele morre de medo
    Como

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui