Seu melhor amigo está se coçando com muita frequência? Isso pode ser uma doença de pele, alergia, pulgas, entre outras causas. Veja as dicas e saiba o que fazer!

Você está notando que o seu melhor amigo esta coçando com muita frequência? Isso pode ser devido a vários fatores diferentes. Dependendo da coceira, alguns cães chegam até a chorar. Veja por meio deste artigo, as causas da coceira e o que fazer para deixar o seu cachorro mais feliz.

Meu cão está coçando, e agora?

Os cães costumam se coçar, é algo normal. Porém, se a coceira é muito frequente ou eles se coçam até chorar, é necessário descobrir a causa. Por exemplo, pulgas e carrapatos costumam causar muita coceira nos cães. Por isso, se o seu melhor amigo estiver se coçando com muita frequência, que tal verificar se existe a presença destes parasitas? A presença de pulgas é muito frequente no verão, e, além disso, o seu cachorro pode pegar uma pulga em um passeio comum no dia a dia. No mercado, existem vários remédios contra pulgas e até para preveni-las. Mas, antes de usar qualquer medicamento, converse com o veterinário, ok?

Outras doenças comuns de pele costumam causar muita coceira como, por exemplo, as sarnas. Mas, geralmente, além das coceiras, as sarnas costumam formar crostas e deixar a pele do cachorro muito vermelha. Fique atento se você notar estes sinais do seu melhor amigo, e se constatar alguns deles, leve-o ao veterinário.

Observe a coceira do seu cachorro: é sazonal? Às vezes, isso pode representar algum tipo de alergia. Há cães que são alérgicos a determinada planta ou algum produto específico de limpeza. Por isso, fique atento ao comportamento do seu melhor amigo!

Entre outros sintomas da coceira, destacam-se as dermatites e existem raças que estão propensas a desenvolver. O seu melhor amigo costuma tossir ou espirrar? Se ele costuma esfregar o focinho no tapete ou no sofá, isso também é um tipo de coceira, ok? Este comportamento pode representar uma alergia a algo que ele respirou e está no ambiente.

Descobrir a causa alérgica é muito difícil, por isso, você precisa estar atento ao comportamento do seu cachorro. Por exemplo, se você acabou de limpar a casa, verifique se não é nenhum produto que está provocando uma irritação no seu cão. Assim, você deverá observar o comportamento dele no ambiente e tentar descobrir a causa da alergia.

Sabia que existem determinados alimentos que podem provocar alergia no cachorro? Que tal observar o que você dá a ele para comer? Pode ser um alimento que está causando tanta coceira no seu melhor amigo.

Logo, fique atento: se o seu cachorro começar a se coçar excessivamente, leve-o ao veterinário!


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui