O seu melhor amigo faz muita bagunça pela casa? Rói sapato, almofada e outros itens? Veja as dicas!

É só o seu melhor amigo ficar sozinho, que já sai roendo e destruindo tudo pela casa? Ele rói parede, aproveita para arranhar o sofá, entre outras coisas? Este tipo de comportamento pode ser desencadeado por vários fatores diferentes e geralmente é provocado pela ansiedade que ele cria pela volta do dono. Que tal saber um pouquinho mais sobre o assunto? Então não perca tempo e leia o artigo!

Meu cão rói tudo!

Por que os cães roem objetos?

O comportamento pode ser provocado por vários tipos de causas e os filhotes, por exemplo, aprendem tudo no ambiente em que vivem. Nas fases iniciais, eles precisam colocar tudo na boca para sanar uma curiosidade. A partir dos 4 meses os filhotes têm seus dentes de leite substituído por dentes definitivo.

Por que os cães adultos também roem objetos?

Geralmente, sentimentos como medo, sensação de abandono ou barulhos altos como fogos de artifício costumam fazer os cães roerem objetos com frequência. Para aliviar o sentimento de ansiedade, os cachorros procuram morder objetos como sapatos, almofadas, entre outros.
Como controlar este tipo de comportamento?

Existem algumas atitudes que podem ajudar na resolução deste tipo de problema. Se você for deixar um cão filhote por muito tempo sozinho em casa, é ideal colocar muitos brinquedos a disposição dele para que ele possa se distrair e se divertir enquanto estiver só.

Ao sair de casa e ao retornar, não faça festa para o seu amigo. Se ele começar a latir muito quando você sair, simplesmente, não retorne. Desta maneira ele vai entender que se começar a latir e você voltar ele vai conseguir trazer você por perto de volta. Quando voltar para casa, e caso encontre-a muito bagunçada não dê bronca ou xingue o seu melhor amigo. Ele não vai conseguir relacionar à bronca com o erro que cometeu e isso só vai aumentar a ansiedade do seu amigo.

Depois que seu cachorro estiver mais calmo e tranquilo, dê atenção a ele. Ao sair de casa deixe algum rádio ligado para que ele possa escutar música ou mesmo a televisão, assim, ele não vai se sentir tão sozinho.

O dono deve procurar saber o que motiva o comportamento no cão e assim procurar tentar cuidar da ansiedade do melhor amigo, mas sem broncas. Ou seja, ele deve procurar cuidar com muito amor e carinho.

Gostou das dicas? Seu melhor amigo costuma fazer muita bagunça pela casa? Conte sobre ele para a gente no blog.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui