Motorista de ônibus freia para salvar filhotes de cães abandonados na caixa de papelão

O motorista interrompeu o trajeto para inspecionar a caixa, aparentemente perdida junto ao meio frio. O homem ficou surpreso ao descobrir o conteúdo: dois filhotes de cães, abandonados talvez horas antes.

Este episódio aconteceu em Kiev, a capital da Ucrânia, em plena guerra que o país enfrenta contra a Rússia. Um motorista de ônibus seguia o seu itinerário quando se deparou com uma caixa de papelão perdida em um ponto de ônibus.

Motorista-salva-filhotes-de-cães-abandonados-2

A curiosidade do motorista foi essencial para salvar os filhotinhos – duas fêmeas, que mais tarde receberam os nomes de Leya e Mia. O condutor gravou um vídeo curto mostrando as condições das cadelinhas e entrou em contato com um abrigo de animais.

De acordo com a ONG, o abandono de cadelas (do sexo feminino) é muito comum na Ucrânia, porque muitos tutores não têm recursos para esterilizar os animais e acabam jogando os animais fora, como se fossem trastes inúteis que podem ser descartados.

Milhares de cães e gatos vêm sendo abandonados em todo o país desde o início do confronto, em fevereiro de 2022. Muitos ucranianos tiveram de deixar as suas cidades (algumas centenas saíram do país) e deixaram os pets para trás.

Alguns países vizinhos, como a Polônia, a Romênia e a própria Rússia, têm organizado expedições de resgate, mas boa parte dos peludos pode ser considerada como vítimas da guerra. Alguns tiveram mais sorte e foram levados para projetos de adoção.

O salvamento

As imagens das duas cachorrinhas abandonadas no ponto de ônibus foram enviadas para o Love Furry Friends Rescue, uma organização não governamental fundada há décadas na Califórnia (EUA), que atua nos mais diversos locais do planeta.

Os atendentes do resgate garantiram ao motorista que o socorro já estava a caminho – finalmente, o ônibus pôde seguir o seu caminho pelas ruas de Kiev. Em poucos instantes, uma voluntária do Love Furry Friends chegou ao ponto de ônibus.

Motorista-salva-filhotes-de-cães-abandonados-1

As duas cachorrinhas estavam sujas, famintas e apavoradas – é inimaginável a sensação de ser fechado em uma caixa de papelão e descobrir, um tempo depois, que está perdido no meio do nada, sem nenhum rosto conhecido por perto.

A voluntária se aproximou da caixa. As duas filhotes estavam em péssimo estado, mas demonstraram muita alegria e camaradagem. De alguma forma, elas devem ter percebido que finalmente alguém tinha chegado para pôr fim à situação aflitiva e preocupante.

As duas cachorrinhas foram colocadas em uma gaiola de transporte e a voluntária levou-as de carro para o abrigo. Felizmente, era uma noite de primavera; do contrário, o papelão não seria suficiente para manter aquecidos dois filhotes recém-separados da mãe.

Recomeçando a vida

Depois do abandono, do encontro com o motorista de ônibus e do resgate tão necessário, as duas cadelinhas finalmente chegaram ao abrigo – naturalmente, sem entender nada do que estava acontecendo.

Elas foram levadas para uma sala isolada, onde receberam a primeira refeição em horas. As cachorrinhas estavam famintas e devoraram, em poucos minutos, um sachê de ração úmida (cada uma). E continuaram demonstrando sinais de fome.

Motorista-salva-filhotes-de-cães-abandonados-3

A voluntária providenciou água fresca e uma cama aconchegante. Para as cachorrinhas, o local poderia ser estranho, mas não era nada ruim: elas tinham tudo de que precisavam: comida, água, agasalho e carinho. Inocentes, não poderiam imaginar o quão perto estiveram da morte.

Em seguida, chegou a hora do banho. A voluntária tentou tornar as duas filhotes mais apresentáveis, mas a sujeira estava grudada por toda a pelagem. A solução foi encaminhá-las para um serviço de banho e tosa.

Na pet shop, Leya e Mia, já devidamente identificadas, receberam banho com xampu especial, repelente de insetos e tiveram o pelo rasqueado e escovado. As duas cachorrinhas são muito bonitas, mas boa parte da beleza estava escondida embaixo do pelo sujo e cheio de nós.

Limpas e perfumadas, as filhotes foram levadas ao consultório veterinário. O médico fez um exame completo e constatou que Leya e Mia felizmente estavam em boas condições de saúde. Ainda foi necessário retirar alguns carrapatos e cortar as unhas, além de aplicar as primeiras doses de vacina.

Motorista-salva-filhotes-de-cães-abandonados-4

À espera da adoção

Leya e Mia retornaram ao abrigo, enquanto a voluntária providenciava alguns brinquedos para distraí-las. As filhotes ganharam bolinhas, mordedores, bichos de pelúcia e alguns petiscos. Foi gravado um vídeo com as primeiras artes da dupla.

As duas cachorrinhas estão há quatro meses no abrigo. O vídeo e dezenas de fotos foram postados nas redes sociais do Love Furry Friends, para atrair candidatos à adoção. Até o momento, ninguém se interessou em levá-las para casa e oferecer um lar definitivo.

A página do abrigo no Youtube possui mais de 150 mil inscritos e o vídeo de Leya e Mia já foi visualizado por 655 mil internautas. Milhares de pessoas comentaram a situação das duas filhotes e muita gente agradeceu ao motorista de ônibus, por ter parado para socorrer duas irmãs tão fofinhas.

Você também vai gostar...

Deixe um comentário