Que tal aproveitar os momentos de brincadeira com o seu cão, para verificar se existe algum tipo de alteração? Confira algumas dicas!

Nada melhor que ficar brincando com o seu melhor amigo, certo? Enchendo-o de carinhos, mimos e até petiscos. Mas, durante estes momentos de descontração, que tal aproveitar para ver se existe algum tipo de alteração? Assim, além de se divertir com o seu cachorro, você também vai estar cuidado da saúde dele.

nodulo-mamario

Nódulos mamários: como detectá-los?

Ao fazer carinho no seu cão, verifique se existe algum tipo de alteração. Geralmente, os nódulos são como lesões visíveis na pele, que tem uma elevação mais elevada, mas o tamanho é muito variável. Além disso, no geral, as fêmeas têm mais nódulos e eles costumam aparecer a partir da meia idade.

Desta forma, procure examinar sempre o seu melhor amigo e apalpe ele por inteiro. Se notar a presença de um nódulo ou qualquer tipo de alteração, leve o seu cachorro para o veterinário, ok?

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é realizado por meio de exame clínico, ou seja, através da apalpação das mamas e também pela análise histórica do cachorro. Além disso, outros tipos de exames também são feitos como radiografias torácicas e ultrassom abdominal. Se durante os exames for detectado metástase, é recomendado cirurgia.

Para saber qual a classificação do nódulo ou o tumor, é realizado análise citológica ou histopatológica, segundo a amostra coletada do cachorro. Por isso, separe um tempo para verificar se existe alguma alteração no seu melhor amigo. Lembre-se de que a saúde dele é um bem muito precioso, por isso, cuide de quem esta sempre ao seu lado!

Como prevenir os nódulos mamários?

Uma das formas mais eficazes para proteger o seu melhor amigo contra a formação de nódulos mamários é por meio da castração precoce, que pode ser realizada antes que o cão comece a sua vida reprodutiva. Por exemplo, para as fêmeas, o procedimento pode ser feito antes do primeiro cio, o que tende a evitar a formação de nódulos.

Outra forma de evitar o desenvolvimento de nódulos é a não utilização de contraceptivos nas fêmeas não castradas .

Como é o tratamento?

O tratamento de tumor mamário nos cães deve ser iniciado o mais cedo possível, porque isso aumenta as chances de recuperação. Por isso, é extremamente importante que você leve o seu cachorro ao veterinário, caso descubra algum nódulo. Quanto antes for feito todo o procedimento melhor. O tratamento é realizado por meio cirurgias e também exames de biópsia. Depois, o cão continua na sua rotina, mas deve ter um acompanhamento veterinário. Faça sempre check-up no seu melhor amigo. Por exemplo, se ele tem mais de seis anos, o check-up anual é indicado.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui