Você sabia que a estação mais quente do ano, o verão, pode provocar Hipertermia? Conheça mais sobre este quadro e saiba como cuidar do seu cão.

Ahh…o verão! Estação do sol, do calor e da alegria. Sem dúvida, é uma das épocas mais aguardadas do ano. Mas, você sabia, que essa estação pode trazer prejuízos para o seu cachorro? Se você não tomar alguns cuidados, ele pode desenvolver Hipertermia, que é um grande vilão para a saúde dele.

O que é a Hipertermia?

A Hipertermia é provocada quando os cães são expostos a altas temperaturas, que podem estar ou não ligadas com atividades físicas intensas. Nestas situações, o organismo não consegue fazer a regulação térmica, o que caracteriza o quadro. Infelizmente, ela pode levar a morte se não for tratada com rapidez.

O perigo da Hipertermia para os cães no verão

A Hipertermia pode ser notada pela salivação excessiva, andar bem desorientado, vômitos, diarreias, convulsões, perda de consciência, cianose de mucosa, entre outros sintomas.

Se você notar que o seu melhor amigo está com algum destes sintomas, procure retirá-lo, imediatamente, da situação do calor, coloque sobre ele uma toalha úmida, dê água fresca e leve-o ao veterinário com rapidez. Tenha cuidado e não coloque o cachorro debaixo de água fria, porque pode causar choque térmico, devido à mudança brusca de temperatura

A Hipertermia é um quadro muito preocupante, porque os cachorros não possuem muitas glândulas sudoríparas. A maior parte delas está situada em diferentes regiões do corpo do animal como nas narinas, por exemplo. Desta maneira, a regulação térmica é realizada, praticamente, por meio da respiração.

O perigo da Hipertermia para os cães no verão

Para prevenir a hipertermia, você não precisa deixar de passear com o seu cão, afinal, ele deve adorar dar uma caminhada, certo? Os passeios devem continuar, mas alguns cuidados serão necessários: saia em horários com temperaturas amenas, ou seja, bem cedo pela manhã e no fim da tarde. Portanto, não fique dormindo até tarde e levante cedo para passear com o seu melhor amigo.

Entre outros cuidados, você deve verificar a temperatura do chão com a sola do pé. Se achar que está muito quente, o passeio não é apropriado. Se o seu cão tem dificuldade para respirar, ele pode sair com uma camiseta confeccionada em algodão, que esteja um pouco úmida.

Outro cuidado é que você não deve deixar o seu cachorro dentro do carro, mesmo que seja rápido, porque a temperatura interna do veículo pode subir muito rápida quando exposta ao sol.

No dia a dia do seu melhor amigo, certifique-se que ele tem água fresca e limpa para beber o dia todo. Deixe-a em mais de um local da casa, também.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui