A obesidade é causada pelo acúmulo de gordura, e pode trazer muitos transtornos para o bem estar do cão. Confira algumas dicas e cuidados para evitar que seu cachorro fique obeso!

A obesidade é um problema que atinge grande quantidade de cães no Brasil. Nos Estados Unidos, por exemplo, de acordo com a Association for Pet Obesity Prevencion, há 40 % de cães fora do peso. No Brasil, este número é estimado em 44%.

O perigo da obesidade para os cães

Ela é causada por um excesso de gordura corporal e pode estar associada a falta de atividades físicas, estresse, alimentação inadequada ou disfunções hormonais.

Segundo alguns estudos, a obesidade por estar associada por uma alimentação com muito teor de gordura e carboidrato, mas há outros fatores que podem estar associados como, por exemplo, cães que passam muito tempo sozinhos em casa ou que tem carência por atenção, e acabam se alimentando excessivamente como alívio de tensão.

O excesso de gordura presente no corpo do cão pode prejudicar a respiração, trazer problemas cutâneos, aumento do colesterol, hipertensão e predisposição a diabetes e enfermidades infecciosas, o que prejudica a sua saúde e bem estar.

A obesidade deve ser avaliada por meio de um diagnóstico do veterinário, que vai avaliar se realmente o cão está ou não acima do peso. Mas, ela também pode ser prevenida por meio de alguns cuidados simples no dia a dia, por isso, é essencial que os donos proporcionem uma boa qualidade de vida aos seus cães.

Para prevenir a obesidade nos cães, é recomendada a prática de atividades físicas regulares. Assim, escolha uma praça ou um parque perto do local em que mora e aproveite para levar o seu amigo para fazer uma boa caminhada e se exercitar. Outra dica fundamental é pedir ao veterinário uma dieta adequada e equilibrada. Além disso, é necessário saber dar as rações aos cães (no inverso da embalagem está escrito a quantidade que o cão deve ingerir) distribuindo-as em pequenas porções ao longo do dia. Desde os primeiros dias de vida, o cachorro deve ser habituado a ter uma alimentação de qualidade.

Proporcione uma vida saudável e equilibrada para o seu cão com atividades físicas regulares e uma boa alimentação. Isso vai fazer muita diferença para garantir o bem estar e a saúde do seu melhor amigo!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here