Raiva, mágoa, tristeza…os cães são sensíveis a tudo o que acontece ao redor deles. Saiba o que fazer quando encontrar o seu cachorro triste.

Os animais sentem tudo como nós: raiva, depressão, ciúme, mágoa, entre outros sentimentos. Eles têm a percepção de se envolver com tudo o que acontece no ambiente em que vivem, por isso, o dono precisa saber reconhecer quando o cachorro está triste, para tentar deixa-lo feliz. Assim como nós, eles, também, demonstram o que estão sentindo no dia a dia, por isso, prestar atenção é essencial.

o-que-fazer-quando-cao-esta-triste

Os cães que ficam muito tempo sozinhos ou não saem para exercitar com os donos, tendem a ficar muito tristes e solitários. A falta de exercício, por exemplo, não permite que o cachorro se socialize com outros animais ou conheça locais diferentes. Muitos cães adoram passear em parques ou praças para correr e brincar. Nestes momentos os donos podem aproveitar e ensinar novas brincadeiras para os cães como, por exemplo, jogar uma bolinha e esperar que ele a traga.

Os animais são sensíveis ao que acontece ao redor, e, até mesmo, vozes alteradas, podem deixa-los chateados e nervosos. Entre outros motivos que podem gerar tristeza destacam-se a morte do dono, viagem de curta duração, ida a Pet Shops ou até mesmo estadia em hoteizinhos.

O que fazer quando o cachorro está triste?

Uma das melhores formas para diminuir o estresse canino é socializa-lo com outros animais por meio de passeios, por exemplo, que permite a interação com outros animais e pessoas. Outra forma de cuidado recomendada para cães que estão abalados emocionalmente é a terapia. Desta maneira, o dono pode procurar um médico veterinário para averiguar o melhor tipo de tratamento.

Alguns sintomas são comuns em cães que estão com alterações emocionais como tremor, agitação, coceira, diarreia, vômito, sono excessivo, coceira, morder patas ou unhas, taquicardia, bocejo ou sono em excesso, respiração, ofegante, entre outros.

Se o seu cão tem muito medo de fogo de artifício ou trovões, evite fazer barulhos fortes dentro do ambiente em que ele vive como bater porta, por exemplo. Outra dica é evitar deixar o cão em locais desconhecidos como os hotéis.

É fundamental prestar atenção ao comportamento do cão e se notar qualquer coisa estranha, leva-lo ao veterinário, para que ele possa indicar um tratamento adequado.

Além disso, passeie com o seu cachorro por, pelo menos, duas vezes ao dia e brinque bastante com ele. São esses cuidados do dia a dia que você vai deixar o seu cachorro mais feliz e acabar com qualquer tipo de tristeza!


22 COMENTÁRIOS

  1. Eu tenho um cachorro ele está com 6 anos aí estou criando outro e uma pudor tá com 5 meses agora o meu outro cachorro está triste quieto com muito sono.sera que ele está com ciumes da cachorrinha. Que chegou.

  2. Tenho duas cachorrinhas com aproximadamente 10 anos. De uns 15 dias pra cá, elas mal entram em casa e já fazem xixi e cocô, fazem isso até na almofada delas. O que posso fazer?

  3. Minha cachorrinha tomou a vacina tem 8 dias e ela está triste não quer comer não quer beber água só fica dormindo já não sei mais oque fazer me ajuda por favor

  4. Meu cachorro tem 8 anos e tinha a companhia de uma cadela pith
    che estar com 4 dias que morreu atropelada agora ele ta muito triste que fazer.

  5. Amigos TODOS!!
    Não esperem mais!!
    Se seu bichinho está sem comer a vários dias leve-o com URGÊNCIA a um bom veterinário!!
    Não deixe a situação ficar mais grave…

  6. Me ajudem meu bull terrie estava muito feliz foi passear, no outro dia qnd fui brinca com ela, ela estava triste e ja tem 3 dias triste, brinco com ela levo na rua mais ela esta triste. oq fazer???

  7. Minha cadela a Mel têm 2 anos e 4 messes ela e dócil e adora latir e brincar!! Mas tem 2 dias que ela ela só quer ficar deitada,comendo muito pouquinho e notei que ela não bebe água já tem um dia .É também não estou vendo ela ir fazer xixi …mas ela não aparenta ter febre não.. não sei mas o que fazer !!

  8. Ganhei um cãozinho ontem ele já pegou pulga e está se coçando muito ontem ele brincava estava bem agitado mesmo com as Coceira hoje está bem triste quietinho e esta bebendo bastante água e comendo bem pouquinho queria saber um remédio bom para passar pela casa e nele contra pulga carrapato e piolhos ele tem apenas 4 meses não sei oque fazer

  9. Boa noite..
    Ganhei um coorso, e ele se separou dá irmã,está muito triste, só quer dormir já a irmã se adaptou bem ao novo dono,o que fazer??
    Estou preocupada é o meu primeiro cachorro, não tenho experiência.

  10. Ola. Meu cachorro Ruly tem 3 anos e meio. Ontem ele fez um cocô gigante e com textura diferente. Depois disso ficou muado, nao quer comer, nao quer passear, só fica deitado com carinha triste.
    Faz 30 horas q ele nao come nada e tb nso faz cocô. O q fazer?😯

  11. Boa noite
    Minha pit bull está muito triste desde a morte da minha bóxer de 13 anos isso já faz 11 dias e desde então ela quase não se alimenta já perdeu 5 kg já levei ao veterinário já fizemos exames e não tem nada, fez até Ultrasson não deu nada, mas ela está muito triste moada e não come. Me ajudem estou muito preocupada com ela, estamos fazendo tudo o que podemos por ela mas sem progresso🙁

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui