O seu cachorro está brincando com uma bolinha e de repente engasga. Você sabe como agir? Confira algumas dicas.

O seu melhor amigo está brincando com a bolinha e de repente engasga. Você sabe o que fazer? Esta é uma situação muito delicada, por isso, é necessário que o dono saiba como agir neste tipo de situação. Desta forma, se o seu cachorro estiver brincando e depois começar a correr ou andar círculo, levar à pata a boca e agir de forma desorientada, pode ser indício de que ele está engasgando.

O que fazer se o cachorro engasgar?

O que fazer?

Inicialmente, verifique os sinais que indica, realmente, se ele está engasgando:

– Pata na boca
– Tossindo com frequência
– Babando
– Esforçando muito para respirar
– Vômito
– Choramingando e muito e sentindo muito desconforto

Procure ajuda!

Se você tem dúvida se ele está ou não engasgando, ligue para o veterinário, imediatamente. O profissional vai orientar da maneira adequada de como agir. Caso não consiga falar com o veterinário, leve o seu melhor amigo na emergência 24 horas mais próxima.

Se o seu cachorro começar a tossir, verifique se ele vai conseguir colocar para fora o objeto que causou o engasgo. Mas, não espere muito.

Auxilie o seu melhor amigo, até que o veterinário chegue. Tente olhar por dentro da boca do cachorro para localizar o objeto e se você conseguir ver tente retirar com cuidado usando as mãos ou uma pinça. Porém, se você não conseguir visualizar o objeto não coloque a mão na garganta do cão, porque pode piorar a situação.

Ajude o cachorro a retirar o objeto!

Se o cão for de porte pequeno, pegue-o pelas pernas traseiras. Segure o cachorro de cabeça para baixo e tente sacudir o objeto que está causando o engasgo da sua boca aproveitando a força de gravidade.

Se o cachorro for de grande porte, segure-o de cabeça para baixo, mas mantenha as patas dianteiras apoiadas no chão e levante as patas traseiras e inclina o cão para frente.

Essas são apenas algumas dicas que podem auxiliar caso você note que o seu melhor amigo está engasgando. Lembre-se de leva-lo rapidamente ao veterinário. Por isso, tente conhecer a região em que mora e saiba sempre onde tem uma emergência mais próxima a você, para levar o seu melhor amigo.

Ao comprar objetos e brinquedos para o seu cachorro, verifique o tamanho e evite àqueles que tenham peças menores ou desmontar com facilidade, porque pode provocar engasgos. Além disso, quando seu cachorro estiver brincando e mordendo os brinquedos, fique sempre por perto vigiando e cuidando.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui