O que seu cão está sentindo?

Por: em

Os cachorros, seja qual for a idade, são comparados a bebês por diversos motivos. Primeiro porque, mesmo quando adultos, os cães se comportam como crianças, brincando, pulando e se divertindo. Além disso, assim como os recém-nascidos, os cães não conseguem expressar em palavras o que estão sentindo. Enquanto que os bebês choram para mostrar o que querem, os cachorros usam os músculos do rosto, os dentes e o rabo para mostrar seus sentimentos aos donos e também aos outros cachorros.

O que seu cão está sentindo?

Como ainda não inventaram uma máquina capaz de traduzir os sentimentos dos cães, confira a seguir como descobrir quando ele está feliz, inseguro, curioso, agressivo…

É só o seu cachorro abanar o rabo que isto significa ele estar feliz, certo? Na verdade não. Há diversos movimentos que os cães podem fazer com suas caudas e cada um deles representa um sentimento diferente. Quando ele está explodindo de felicidade porque você chegou em casa ou porque ganhou um brinquedo novo, levanta e abana rapidamente o rabo. Praticamente todo o corpinho se mexe com tanta agitação.

O que seu cão está sentindo?

Se você quer entender como seu cão está se sentindo, perceba que quando ele levanta e balança o rabo, mas com um movimento mais lento e irregular, e fica olhando fixamente para algum lugar com as orelhas levemente levantadas, isto significa que ele está curioso. Um barulho estranho, um inseto ou uma sombra podem fazer com que o cachorro fique alerta tentando descobrir o que está acontecendo.

Se o seu cachorro coloca o rabo entre as pernas, seu primeiro pensamento é de que ele está com medo. Mas na verdade, existe uma pequena diferença: quando o cão esconde o rabo e não mexe, significa sim que ele está assustado e com medo. Porém, quando o rabo fica entre as pernas, mas balançando lentamente, significa que está apenas inseguro. Isso pode acontecer com a aproximação de outro cão ou de uma pessoa estranha.

O que seu cão está sentindo?

Um cão também demonstra o que está sentindo com movimentos do rosto. Ele pode querer avisar que está bravo sem que você o veja rosnando ou mostrando os dentes. Quando o cão fica praticamente imóvel, levemente curvado, com a cabeça e com o rabo abaixo do corpo (mas não entre as pernas) é bom tomar cuidado, ele pode estar preparando um ataque.