O seu cachorro tem muito carrapato? Veja dicas de controle!

Por

O carrapato causa muito incômodo para o cão e pode transmitir várias doenças. Saiba como controlar estes parasitas!

O seu melhor amigo costuma ter muito carrapato? Você sabia que estes parasitas podem desencadear anemia e transmitir doenças como a Bebesiose e a Erlichiose? Além de transmitir uma coceira que incomoda – muito- os cães. O controle contra o carrapato deve ser feito quando o cão apresenta sintomas como apatia, febre, falta de apetite, entre outros.

O seu cachorro tem muito carrapato? Veja dicas de controle!

O carrapato provoca muito incômodo para os cachorros, e podem transmitir muitas doenças, como a Bebesiose e a Erlichiose, que quando detectadas a tempo podem ser tratadas. Por isso, os donos precisam ficar atentos e fazer o controle para evitar a presença destes parasitas no cachorro.

Como evitar os carrapatos?

Os carrapatos aparecem de forma frequente em fazendas, sítios, quintais de casa, entre outros. Assim, você sai para passear com o seu melhor amigo e ele pode voltar para casa com carrapatos. Por isso, é preciso ficar atento e notar qualquer sinal de coceira no seu cachorro. Desta forma, em um simples passeio o seu cachorro pode ficar infestado por estes parasitas.

Como combater o carrapato?

O carrapato é um problema que esta relacionado com o ambiente, assim como, ocorre com as pulgas. Estes parasitas costumam ser muito resistentes e o combate é difícil. Por exemplo, o seu cachorro pode estar com carrapato e devido a isso o ambiente da casa fica infestado. Então, é preciso combater o ambiente da residência que esta com o carrapato.

Além disso, no ambiente ainda podem ser encontrados os ovos e larvas do carrapato, e eles sobrevivem por muito tempo, ou seja, durante meses. Por isso, é importante que o combate também seja feito no ambiente. Por exemplo, ovos de carrapatos podem sobrevier muito tempo em frestas de parede ou no chão, o que se torna quase imperceptível para notar.

Os carrapatos que atingem os cães são facilmente retirados com carrapaticidas, que são produtos específicos contra estes parasitas. O controle deve ser feito de forma intensa e po muito tempo, até que o ambiente fique livre destes parasitas.

Nenhum medicamento deve ser usado no cachorro sem a recomendação de um veterinário. Somente este profissional pode indicar o melhor tratamento para o seu melhor amigo, assim como, a dosagem correta. Por isso, consulte o veterinário antes de usar qualquer tipo de produto no seu cão. Em épocas quentes os carrapatos podem voltar a aparecer, por isso, é preciso ter mais cuidado e atenção. Mas, o controle deve ser realizado sempre.

O seu melhor amigo já teve carrapato? O que fez? Conte para a gente!