O seu cachorro tem muito carrapato? Veja dicas de controle!

O carrapato causa muito incômodo para o cão e pode transmitir várias doenças. Saiba como controlar estes parasitas!

O seu melhor amigo costuma ter muito carrapato? Você sabia que estes parasitas podem desencadear anemia e transmitir doenças como a Bebesiose e a Erlichiose? Além de transmitir uma coceira que incomoda – muito- os cães. O controle contra o carrapato deve ser feito quando o cão apresenta sintomas como apatia, febre, falta de apetite, entre outros.

O carrapato provoca muito incômodo para os cachorros, e podem transmitir muitas doenças, como a Bebesiose e a Erlichiose, que quando detectadas a tempo podem ser tratadas. Por isso, os donos precisam ficar atentos e fazer o controle para evitar a presença destes parasitas no cachorro.

Como evitar os carrapatos?

Os carrapatos aparecem de forma frequente em fazendas, sítios, quintais de casa, entre outros. Assim, você sai para passear com o seu melhor amigo e ele pode voltar para casa com carrapatos. Por isso, é preciso ficar atento e notar qualquer sinal de coceira no seu cachorro. Desta forma, em um simples passeio o seu cachorro pode ficar infestado por estes parasitas.

Como combater o carrapato?

O carrapato é um problema que esta relacionado com o ambiente, assim como, ocorre com as pulgas. Estes parasitas costumam ser muito resistentes e o combate é difícil. Por exemplo, o seu cachorro pode estar com carrapato e devido a isso o ambiente da casa fica infestado. Então, é preciso combater o ambiente da residência que esta com o carrapato.

Além disso, no ambiente ainda podem ser encontrados os ovos e larvas do carrapato, e eles sobrevivem por muito tempo, ou seja, durante meses. Por isso, é importante que o combate também seja feito no ambiente. Por exemplo, ovos de carrapatos podem sobrevier muito tempo em frestas de parede ou no chão, o que se torna quase imperceptível para notar.

Os carrapatos que atingem os cães são facilmente retirados com carrapaticidas, que são produtos específicos contra estes parasitas. O controle deve ser feito de forma intensa e po muito tempo, até que o ambiente fique livre destes parasitas.

Nenhum medicamento deve ser usado no cachorro sem a recomendação de um veterinário. Somente este profissional pode indicar o melhor tratamento para o seu melhor amigo, assim como, a dosagem correta. Por isso, consulte o veterinário antes de usar qualquer tipo de produto no seu cão. Em épocas quentes os carrapatos podem voltar a aparecer, por isso, é preciso ter mais cuidado e atenção. Mas, o controle deve ser realizado sempre.

O seu melhor amigo já teve carrapato? O que fez? Conte para a gente!

5 Comentários

Deixe um comentário
  1. Alguém me ajuda!! Por favor minha cachorrinha, eu não sei o que é se é pulga carrapato.. Já fizemos de tudo… Ela coça com os dentes.. E os irmãos dela nunca se coçam…..

    • Leve-a a um vet, pode ser pulga, carrapato, ou alguma micose ou dermatite, só a veterinária poderá passar o medicamento correto. beijos

    • PODE SER QUE SUA CACHORRINHA ESTEJA COM ALGUM TIPO DE ALERGIA, UMA VEZ QUE OS IRMÃOZINHOS DELA NÃO APRESENTAM COCEIRA, PROVAVELMENTE NÃO É NEM PULGA E NEM CARRAPATO, POIS ESSES PARASITAS SE ALASTRAM COM FACILIDADE ENTRE OS ANIMAIS QUE ESTEJAM EM CONTATO COM O ANIMAL CONTAMINADO. LEVE-A AO VETERINÁRIO, FAÇA OS EXAMES NECESSÁRIOS, SÓ ASSIM VOCÊ SABERÁ A EXATA CAUSA DAS COCEIRAS E LIVRARÁ SEU ANJINHO DESSE TRANSTORNO QUE DEVE ESTAR ENLOUQUECENDO A POBREZINHA! BOA SORTE!

  2. Na verdade minha veterinária diz que é de época, e que provavelmente eles pegam na hora do passeio, principalmente nos parques, é um sufoco, tenho dois Akitas, e pra quem não sabe além do Akita ser peludo ele tem subpelo, o que torna impossível procurar e ir tirando um por um, sempre uso Frontline, realmente é o único que dá um sumiço neles por algum tempo, também lavo o quintal com Butox para matar as larvas, mas lembre-se de deixar o quintal secar bem antes de soltar seu pet, se sentarem em cima do butox ainda molhado pode dar dermatite.

  3. eu dou bravecto para o meu Lhasa Apso, para o meu Shih Tzu e para o meu SRD, é um comprimido que deve ser ministrado via oral. Na caixinha diz que ele faz efeito por 12 semanas, mas eu dou esse remédio de 6 em 6 meses, e nesse período eles não pegam nem pulgas e nem carrapatos. O remédio não é barato, mas vale a pena! Para comprar o remédio, vc tem que saber o peso e a idade do seu animal, pois não pode ser dado para filhotes, e para que surta o efeito desejado, tem que saber o peso, pois cada comprimido (dose única) é para um cachorro, de acordo com o porte! Já faz dois anos que não tenho problemas com pulgas ou carrapatos em casa e olha que tenho quintal grande, parte cimentado, parte terra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *