Você sabia que os cachorros podem desenvolver tumor? Conheça os principais tipos e tratamentos.

Você sabia que o seu cachorro também pode desenvolver câncer? O tumor nos cães pode ocorrer devido a muitos fatores diferentes. Que tal saber um pouco mais sobre a doença, os principais tipos e o tratamento? Então não deixe de ler este artigo! Vamos lá?

tumor-nos-caes

Infelizmente, assim como nós, os cães podem desenvolver vários tipos de tumores. Primeiramente, você sabe o que quer dizer um tumor? Ele acontece quando existe um aumento de volume em uma certa região do corpo. Porém, é preciso ter atenção porque nem todo tumor significa um câncer, todavia todo câncer é um tumor. Entendeu?

O câncer é provocado por um crescimento desordenado de células e, além disso, quando ele é maligno ele fica enraizado e pode se espalhar para outras partes do corpo. O tumor pode acontecer por vários fatores: ambientais, idades, entre outros. O tratamento para o tumor deve começar bem cedo e assim quanto antes for diagnosticado melhor, porque as chances de cura são mais elevadas.

Por isso, é importante que você sempre preste atenção no seu melhor amigo e verifique se alguma região está com um volume maior. Por exemplo, olhe locais como pernas, mamas, pescoço, entre outros lugares. Se achar qualquer coisa estranha ou aumento de volume, leve o seu amigo ao veterinário, imediatamente. Geralmente, quando o tumor está visível, é porque ele já está bem grande.

Os tipos de tumores mais comuns nos cães são os de mama, pele e linfoma. Mas, independente do tipo de tumor no cachorro, ele vai ser avaliado e examinado pelo veterinário que vai solicitar exames específicos, clínico, entre outros. Alguns procedimentos são o hemograma, ultrassom, biopsia, entre outros.

O tumor de mama também é mais frequente em cães que não foram castrados. É recomendado que as cadelas sejam castradas antes do primeiro ciclo, ou seja, antes de oito meses de idade. Em relação ao câncer de pele, ele é mais comum em cães com mais de 8 anos de idade e que possuem o tom de pele mais claro. É importante que os donos tenham o hábito de passar protetor solar nos cães, para protegê-los do sol.

Qual o tratamento feito contra o tumor? O tratamento depende do tipo de tumor que o cachorro está. Além disso, depende da evolução, idade e as condições de saúde, também. Existem alguns tumores, por exemplo, que precisam de tratamentos intensivos de quimioterapia. Desta forma, qualquer alteração que notar no seu amigo, leve-o ao veterinário.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui