Antes de dormir, você deixa uma luz acesa para que o seu cachorro possa andar pela casa com facilidade? Será que ele consegue enxergar no escuro? Confira o texto!

Você já parou para pensar se o seu cachorro consegue enxergar no escuro? Como será a visão do seu melhor amigo em um ambiente sem iluminação? Será que ele consegue enxergar normalmente? A estrutura da visão dos cães é diferente da nossa, mas como será que eles enxergam no escuro? Ficou curioso para saber? Então não deixe de ler este artigo!

Os cães conseguem enxergar no escuro?

Antes de dormir, você apaga todas as luzes da sua casa ou deixa pelo menos uma acesa? Quem tem cachorro, por exemplo, às vezes, deixa uma acesa para que ele possa se locomover com mais facilidade caso queira tomar água, comer a sua ração ou simplesmente fazer as suas necessidades.

Mas, parece que os cães conseguem nos ver muito bem, mesmo em ambientes escuros, não é? Se você tem cachorro, certamente, já percebeu isso! Os cães têm pupilas maiores e também contam com bastonetes e retinas mais largas. Além disso, os cachorros possuem um tecido denominado tapetum lucidum, que se localizam atrás destas retinas. São estes mecanismos que parecem que auxiliam os cães a enxergarem tão bem no escuro. Interessante, não acha? Por isso, quando levantar durante a noite, repare como o seu melhor amigo consegue te observar bem, inclusive se você sair do cômodo.

Porém, os cães não conseguem enxergar de forma completa em ambientes sem iluminação. Nós também somos assim, ou seja, não conseguimos enxergar tão bem no escuro. Logo, o segredo da visão canina no escuro é que eles conseguem fazer um uso melhor de qualquer luz que esteja presente no ambiente. Ou seja, qualquer tipo de luz – mesmo pequena- os cachorros conseguem fazer uso dela e enxergar em ambientes escuros.

Devido à estrutura da visão canina, os cachorros fazem o uso de qualquer luz e de maneira duplicada. Como assim? O mecanismo funciona da seguinte maneira: os cães processam a luz assim que ela entra nos olhos e depois, simplesmente, reflete o excesso. Isso quer dizer que durante a noite ou em qualquer outro tipo de situação sem iluminação, a visão canina fica um pouco dificultada – assim como, acontece com a nossa. – Mas, o seu melhor amigo vai ser capaz de conseguir perceber com facilidade qualquer tipo de movimento: o seu, de outra pessoa da família, de algum animal, entre outros. Entendeu? Desta forma, quando você se levanta durante a noite, o seu cachorro consegue perceber com muita facilidade. Gostou das dicas? Conte para a gente aqui no blog!


4 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de saber, se existe alguma maneira de saber, se meu cachorro não está enxergando, e se e necessário deixar luz acesa a noite, quando eles ficam sòzinhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui