Você sabia que o leite de vaca pode prejudicar a saúde do cão? Veja os riscos do leite para a saúde do seu melhor amigo!

Você tem o costume de dar leite para o seu melhor amigo? Os cães, assim como, nós são mamíferos e durante um certo período de vida se alimentam exclusivamente por meio do leite materno. Todavia, mesmo quando chegam à fase adulta, muitos donos continuam dando leite para seus cachorros. Mas isso pode representar um erro, sabia? Confira algumas dicas sobre o assunto.

Os cães devem ou não ingerir leite?

Existem diferenças entre as composições do leite que são produzidas por cada mamífero e os animais costumam ter o metabolismo adaptado com enzimas digestivas para aproveitar o leite, apenas quando são filhotes. O leite de vaca, por exemplo, é rico em açúcares –lactose-, mas é extremamente pobre quando se trata de proteínas e gorduras para um animal carnívoro.

Os filhotes, por exemplo, quando são alimentados apenas por leite de vaca pode apresentar diarreia, flatulência ou até mesmo uma desnutrição severa, que pode acarretar a morte do cão ou provocar graves danos na saúde. Isso acontece, porque o leite é formado por um conteúdo excessivo de lactose e contém poucas quantidades de gordura e proteína.

Mas, os cachorros na fase adulta desenvolvem poucas quantidades de enzimas que digerem a lactose e devido a isso, ao ingerirem o leite, podem ter diarreia. Além disso, dependendo da quantidade do consumo da bebida os cães podem ter problemas digestivos, o que prejudica muito a saúde deles.

Uma boa opção para os cães filhotes são os chamados “sucedâneos do leite”, que são industrializados e estão disponíveis no mercado. Estes alimentos podem ser introduzidos na alimentação do filhote a partir da terceira ou quarta semana de vida aliado a rações de boa qualidade, porque diminuem o risco de uma desnutrição.

Em relação aos cachorros adultos, a melhor recomendação é evitar o consumo de leite. Desta forma, o dono deve fornecer ao seu melhor amigo uma alimentação completa e muito balanceada, ou seja, de alta qualidade!

Desta forma, o dono deve procurar comprar rações que forneçam todos os nutrientes que o cachorro precisa, para manter a saúde, força e beleza. Além de uma boa alimentação, é fundamental que os cães façam atividades físicas, por isso, procure sempre passear ao lado do seu melhor amigo.

Além disso, qualquer dúvida sobre qual ração comprar e o que dar ao seu cão para alimentar procure o veterinário. Este profissional vai saber informar o melhor tipo de dieta para o seu cachorro.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui