Os cães sonham com o quê?

Por: em

Ao dormir, os cães podem latir ou mexer. Mas, com o que será que eles sonham? Saiba mais!

Você já viu o seu melhor amigo dormindo, certo? E sonhando? Já parou para se perguntar com o que seu cão sonha? Já ouviu latindo ou chorando enquanto dorme? Assim como nós, os cães também sonham. O sono dos cães é dividido em duas fases: REM e não REM. Na primeira fase é onde os sonhos acontecem. Geralmente, os sonhos deles estão relacionados às atividades do dia a dia.

caes-sonham

Ainda não existe uma definição ou estudo preciso que indique com o que os cães sonhas. Mas, há várias pesquisas e estudos em andamento. Mas, durante o sono é comum notar diferentes tipos de comportamento como, por exemplo, patas contraídas, que podem ser indicar que o cão esta sonhando que esta brincando e se divertindo com o dono ou outro cachorro. Outro tipo de comportamento muito comum é o latido, que pode representar uma lembrança de alguém diferente que entrou na residência. Assim, alguns estudos e pesquisas relatam esse tipo de comportamento e seus significados conforme já foi descrito.

Além disso, utilizado um eletroencefalograma, alguns estudiosos analisaram a atividade cerebral do cachorro durante o sono e foi mostrado que as ondas cerebrais seguiam o padrão dos humanos. Mas, isso durante a fase estágio profundo do sono, que tem o tempo médio de duração de 04 horas. Nesta etapa, é que ocorre diferentes movimentos, tais como mexer ou contrair, por exemplo.

Você já parou para reparar o sono do seu melhor amigo? Ele costuma ser mais agitado ou tranquilo? O seu cachorro costuma fazer movimentos ou latir enquanto dorme?

Caso você notar o seu cão muito agitado durante o sono, não é bom acordá-lo, porque ele pode ficar assustado. Além disso, você vai estar atrapalhando o descanso dele. Por isso, deixe o seu melhor amigo dormindo.

Para você ter uma ideia, um filhote pode chegar a dormir até 16 horas por dia, e um cão adulto pode dormir entre 09 a 11 horas. Mas, se você precisar acordar o seu cachorro, simplesmente, sente ao lado dele com calma e fale com uma voz bem baixa, para não assustá-lo. Porém, se ele assustar pode te morder, então tenha cuidado.

Acorde o seu cão aos poucos, sempre tendo um tom de voz baixo e suave. Mas, se perceber que o seu cachorro esta tendo sonhos estressantes frequentes procure um veterinário, para que ele possa averiguar o que esta acontecendo.

Que tal contar um pouco do seu cachorro? Deixe os seus comentários!