Muitos problemas no comportamento de cachorros ocorrem devido a erros na criação deles. Por isso, você deve ter cuidado para não estimular alguns hábitos que podem causar dor de cabeça quando seu cão estiver maior. Nada de bater palmas quando o cachorro conseguir subir no sofá, por exemplo.

os-erros-mais-comuns

Diante de bichos tão fofos, fica difícil repreender quando eles fazem algo errado, como mastigar chinelos ou urinar em locais inapropriados. Entretanto, é necessário ser firme e não ter dó de mostrar sua reprovação quando o animal fizer algo errado. Lembre que um filhote não possui experiência para saber o que pode e o que não pode ser feito. Assim, quando o animal fizer alguma coisa que não deve ser feita, ensine a forma correta para que ele assimile melhor, com o auxílio de comandos simples (um “Não!” basta em determinadas situações).

os-erros-mais-comuns

Sempre que o seu cãozinho acertar, dê a ele algum petisco para que ele associe a atitude correta com algo bom. Por outro lado, nem pense em maltratar o animal caso ele demore para aprender os seus comandos. Continue insistindo até que o cachorro aprenda a agir adequadamente sozinho.

É melhor evitar as brincadeiras em que o filhote acaba mordendo a sua mão. Por mais que essas mordidas só resultem em leves arranhões, não é indicado incentivar essa prática, afinal, as mordidas podem gerar ferimentos sérios quando o animal estiver maior. Logo, repreenda seu cão com palavras fortes no ato da mordida e caso ele ainda morda sua mão, coloque o polegar na língua do bicho e pressione até que ele empurre o dedo para fora da boca. O problema pode ser evitado se você acostumar o cachorro a morder apenas brinquedos e ossos próprios para isso.

Os Erros mais Comuns na Criação de Filhotes

Outro erro comum está ligado à liderança na casa. Uma vez que cães são animais de matilha, eles precisam de um líder para guiá-los nas situações do dia a dia. Se você não assumir o papel de líder, o próprio cachorro passará a agir como líder, gerando vários problemas de obediência. Desse modo, imponha a sua liderança bem cedo, para mostrar quem manda no território. No caso de mais de um cão na mesma casa, é importante que um dos animais se destaque como líder, para que não haja disputas de liderança.

Mas não é só em casa que o seu cão deve ter bons modos. Ao levá-lo para passear, você deve evitar alguns erros para que essas caminhadas não se tornem um pesadelo. Não é recomendável deixar que o animal fique no controle, pois ele deve seguir as suas instruções, sem correr atrás de outros cães ou de carros. Sempre que ele puxar a guia e ameaçar correr, repreenda o cão até ele perceber que deve obedecer. De preferência, faça com que ele caminhe perto de você.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui