Pitbull ou buldogue americano: qual é o mais forte? 

Duas raças realmente impressionantes: pitbull e buldogue americano. Qual é a mais forte?

O pitbull (oficialmente, american pit bull terrier) é um velho conhecido dos brasileiros: os primeiros exemplares chegaram ao país na década de 1980. Já o buldogue americano quase não é visto, mas é igualmente um cachorro impressionante pela potência e pela agressividade. Apresentamos a seguir um comparativo das duas raças caninas, para determinar qual é a mais forte. 

As duas raças pertencem ao tipo “bull”, termo que significa “touro”, em inglês. “Bully”, no entanto, pode ser traduzido como “valentão” e muitos tutores esperam conviver com um cachorro atlético, resistente, forte e determinado quando adotam um pitbull ou um buldogue americano. 

Pitbull-ou-buldogue-americano-1
pitbull e buldogue americano

A história do buldogue americano 

O buldogue americano é resultado de uma série de cruzamentos entre cães de raças britânicas, levadas para os EUA no século 19. Nessa época, o javali, nativo da Europa, tinha sido trazido para a América, inicialmente como animal doméstico. Sem predadores no continente, ele rapidamente se espalhou por savanas e florestas, retornando à condição de animal selvagem. 

O javali acabou se tornando um sério problema para os fazendeiros. Grandes varas desses animais invadiam plantações e devoravam tudo que viam pela frente. Os buldogues, também recém-chegados, foram empregados na caça aos porcos selvagens. 

Foi assim que se desenvolveu o buldogue americano. Ele apresenta características dos antigos buldogues ingleses (já extintos), mas se tornou um cão de caça – mais tarde, ele também passou a ser adotado para proteção pessoal. 

Pitbull ou buldogue
bulldog americano

Prós e contras do buldogue americano 

O buldogue americano preserva as características de caçador e cão de guarda pessoal ou de patrimônio. Ele é um cão ágil, poderoso e valente, mas é também muito leal ao tutor e pode ser um bom companheiro para a família inteira, desde que seja adestrado desde filhote. 

A primeira providência antes da adoção de um cachorro é pesquisar bastante sobre a raça e conversar com criadores. O perfil deste cão ainda não está definido, o padrão não foi oficializado e são várias as tendências adotadas por canis diferentes para definir o que se pode esperar de um exemplar da raça. 

O buldogue americano não gosta muito de receber pessoas estranhas em casa – e, mesmo nas caminhadas diárias, é preciso conduzi-lo com firmeza, porque ele sempre acha que é um guarda-costas e pode acabar agindo como tal. 

Com relação às visitas, o comportamento varia do amigável ao desconfiado, mas, em qualquer situação, o buldogue americano estará atento. De qualquer maneira, é preciso apresentar os cães da raça desde filhotes às mais diversas situações, para que a personalidade se desenvolva da melhor maneira possível. 

Em geral, o buldogue americano prefere ser filho único, se houver outros cães na casa, o ideal é que sejam de porte equivalente, para evitar brigas e acidentes menos agradáveis. Ele se adapta rapidamente à família, mas pode se incomodar com a presença de crianças muito ativas. 

De uma forma ou de outra, o buldogue americano pode ser um cachorro amoroso e equilibrado: tudo depende da educação recebida. Ele pode ser muito obstinado e teimoso, mas aprende com facilidade e respeita as regras da casa. 

A história do pitbull 

A história do pitbull é um pouco menos heroica. A raça foi desenvolvida para exercer a função dos buldogues e também os cães do tipo bull and terrier: enfrentar outros animais em ringues de luta. O próprio nome da raça incluiu o termo “pit” (pequena arena ou rinha, em inglês). 

Nas chamadas bull baitings (lutas com touros), os cães atacavam os seus oponentes com mordidas, ao mesmo tempo que se esquivavam de coices e chifradas. A partir de cruzamentos seletivos, surgiu o pitbull, que demonstrava coragem, agressividade, determinação e alta tolerância à dor, mas, ao mesmo tempo, um forte senso de lealdade aos criadores. 

Pitbull ou buldogue
Pitbull

Prós e contras do pitbull 

O pitbull tende a ser agressivo especialmente com outros cachorros, já que a criação da raça valorizou as características de luta. Durante décadas, foram selecionados cães violentos, já que o objetivo era justamente obter animais corajosos, incansáveis e muito tolerantes à dor. 

O padrão da raça (que ainda não está reconhecida em bases definitivas) diz que o pitbull é um animal de companhia, não se prestando à guarda e à defesa, justamente por ser muito sociável com humanos. 

Naturalmente, a agressividade da raça para ataque e defesa tem sido atenuada nas linhagens atuais, já que as lutas entre cães são proibidas (tanto nos EUA quanto no Brasil) e, por aqui, as atividades de caça são bastante limitadas. 

Seja como for, o pitbull é mais amistoso do que o buldogue americano, que tende a desconfiar de qualquer pessoa desconhecida. De qualquer maneira, nem um nem outro podem ser considerados brincalhões e amigáveis como um retriever do Labrador, por exemplo. 

Quais as diferenças entre as duas raças? 

Antes de tudo, é preciso informar que nenhuma das raças tem reconhecimento internacional: elas fazem parte do grupo 11 da Federação Cinológica Internacional (FCI), que engloba raças caninas não reconhecidas. A Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) segue as diretrizes da entidade internacional. 

Pitbulls e buldogues americanos são considerados cães de agarre (também conhecidos como cães de presa ou de fila), animais empregados para a captura de grandes presas (como os já citados javalis, touros selvagens, ursos, etc.). Diferentemente dos hounds (sabujos), que encurralam a caça e alertam os caçadores através de latidos, os cães de agarre enfrentam as presas, trabalhando ativamente na captura e morte. 

O buldogue americano é maior do que o pitbull. São duas variedades: Johnson e Scott, e ambas exibem tamanho superior. 

As medidas de um buldogue americano do tipo Johnson são as seguintes: 

  • machos – de 58 cm a 82 cm de altura na cernelha, com peso variando entre 41 kg e 68 kg; 
  • fêmeas – de 51 cm a 71 cm, com peso entre 32 kg e 58 kg. 

Os cães do tipo Scott são menores. As medidas estão apresentadas a seguir: 

  • machos – de 56 cm a 71 cm de altura na cernelha, com peso variando entre 32 kg e 45 kg; 
  • fêmeas – de 46 cm a 66 cm, com peso entre 23 kg e 36 kg. 

O pitbull é consideravelmente menor do que as duas variedades do buldogue americano. A altura deve ser proporcional ao peso, que, entre os machos, varia de 16 kg a 27 kg e entre as fêmeas, de 14 kg a 23 kg. 

O buldogue americano é mais pesado e compacto; por outro lado, a leveza do pitbull facilita a agilidade e a movimentação. As medidas (altura e peso), em exposições das duas raças, não recebem penalização, a menos que os cães sejam pernaltas (muito altas) ou apresentem movimento difícil. 

Qual raça é melhor cão de guarda? 

O pitbull não é um cão de guarda: esta informação está presente inclusive no padrão disponibilizado pela CBKC. Ele é considerado um cão de companhia, justamente por ter sido criado para odiar outros cães, mas ser cortês com os humanos: afinal, as lutas podem ser sangrentas, mas a plateia não quer ser atingida. 

Portanto, o buldogue americano vence com folga esta questão: ele é um cão de guarda que pode ser empregado tanto para proteger patrimônios quanto pessoas. Os criadores afirmam que ele se adapta a diversas situações, podendo proteger propriedades rurais, residências urbanas, instalações industriais e comerciais, etc. 

Qual das duas raças venceria em uma luta? 

A única certeza, em caso de uma luta entre cães do tipo bull, é a necessidade de ficar bem longe dos briguentos. Tanto o pitbull quanto o buldogue americano foram desenvolvidos para o ataque até a destruição do adversário, mas não para agredir a plateia. 

Os cães das duas raças são ágeis, mas o pitbull é mais rápido e resistente. Além disso, a tolerância à dor permite que ele permaneça em combate por mais tempo. Isto poderia dar alguma vantagem em caso de luta. 

De qualquer maneira, inclusive considerando o porte, o buldogue americano provavelmente seria o vencedor em uma luta hipotética. O resultado seria trágico, contudo, já que nem um dos dois apresenta perfil para se render e encerrar o combate. Eles lutariam até a morte, 

Veredito final: qual é mais forte? 

Pode-se dizer que o buldogue americano é fisicamente mais forte do que o pitbull. Mas não seria justo comparar duas raças caninas diferentes, mesmo com origens semelhantes. Estes dois cães são ágeis, velozes, resistentes e ambos podem ser agressivos, se não receberem o adestramento adequado, com socialização e treinamento de obediência. 

A força da mordida do buldogue americano também apresenta alguma vantagem: são 325 PSI contra 235 PSI do pitbull. PSI significa “pound per square inch” (libra por polegada quadrada), unidade que determina a força da mordida com base na pressão exercida pela mandíbula do cachorro sobre determinado objeto.

Você também vai gostar...

Deixe um comentário