Você sabia que pode ensinar ao seu melhor amigo comandos básicos como sentar, deitar ou dar as patas? Confira algumas dicas!

Os cães aprendem as coisas no ambiente em que vive, e treiná-los desde novo, apresenta muitas vantagens, porque é nos primeiros meses de vida que o cérebro deles está se formando e preparando para absorver novos conteúdos e aprendizados. Além disso, independente da idade do seu melhor amigo, eles estão sempre aprendendo no local em que vivem.

Por que adestrar o cão filhote?

O filhote costuma ter mais apetite que o cão adulto, e muitas vezes, os petiscos são usados como forma de recompensa, por eles terem aprendido algum truque novo. Por isso, muitas vezes, o adestramento nos cães filhotes são mais fáceis.

Os cãezinhos mais novos conseguem aprender com facilidade vários tipos de comandos como “senta” e “deita”, porque a coordenação motora deles ainda está em processo de formação. Outro comando básico e fácil de ensinar, é o “dar a pata”. Muitas vezes, os cães pequenos aprendem este truque em um tempo mais rápido, do que comparado aos cães adulto.

Cães que aprendem desde a infância a obedecer e a respeitar limites, raramente, tornam-se agressivos com seus donos, quando são contrariados. Porém, cães que são dominantes e não tiveram uma boa educação costumam se mostrar agressivos com os donos e familiares, quando sentem-se incomodados. Além disso, durante a infância os cães testam com mais frequência e intensidade a liderança do dono. Por isso, é fundamental os donos mostrar e impor limites, assim como, recompensar os cães quando eles aprendem um comando novo. Dessa maneira, fica mais fácil impor limites e ensinar novos truques quando os cães ainda são filhotes.

Ao contratar um educador para o seu melhor amigo, peça referência e conheça outras pessoas que já o contrataram também. Além disso, conheça o profissional que está cuidando do seu cachorro e acompanhe todo o trabalho desenvolvido por ele.

Durante a infância do cão, os donos tendem a manter uma ligação mais forte. Todavia, infelizmente, com o tempo, muitos donos acabam deixando o cachorro de lado e a dedicação a ele acaba diminuindo. É imprescindível que a amizade entre o cão e o dono mantenha-se forte por toda a vida. Por isso, é fundamental manter uma boa criação e estabelecer um vínculo forte entre o cachorro e toda a família.

Mas, se você for tentar ensinar alguns truques para o seu cachorro, lembre-se de que precisa ter muita paciência, dedicação carinho e amor. Respeite sempre os limites dele e assim que ele aprender um truque novo recompense-o com sua guloseima favorita!


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui