Você coloca a ração na vasilha e o seu melhor amigo pega uma porção e se alimenta em outra parte da casa? Veja porque ele faz isso!

Você já reparou como o seu melhor amigo come? Ele come a ração no pote ou pega um montinho e vai comer em outro local? Muitos cães se alimentam desta maneira: pegam a ração na vasilha- em pequena quantidade- e a leva se para se alimentar em outro cômodo da casa. Eles fazem isso, até que a ração acabe na vasilha. Por que os cães agem assim? Não seria mais fácil se alimentar no pote?

cao-racao-comedouro

Os cachorros na natureza vivem em matilha. Devido a isso, quando eles caçam o líder do bando além de se alimentar primeiramente, tem direito a escolher a melhor parte da caça. Além disso, muitos cães podem esperar que o líder se alimentasse primeiro, para depois comerem. Os cães agem por instinto.

O fato de pegarem um pouco de ração no comedouro e levarem para comer em outra parte da casa indica um comportamento submisso. Esta é uma forma, do líder da matilha não pegar a comida dele. Por quê? Porque é mais simples ele comer em outro local, do que lutar contra o líder.

Por isso, que muitos cães preferem comer a ração longe da vasilha, ou seja, eles agem por instinto.

Mas, existe uma outra possibilidade para este comportamento: o comedouro ser fabricado em metal. Muitas vezes, o barulho incomoda durante a alimentação e, por isso, os cachorros preferem comer longe da vasilha.

O seu cão se alimenta assim? Para corrigir este tipo de comportamento, é preciso trocar o comedouro de metal por plástico, porque ele faz menos barulho. Todavia, pode ser que o seu melhor amigo continue levando uma pequena quantidade de ração para se alimentar em outro local.

Ou seja, se mesmo depois que você trocar a vasilha, ele continuar com este comportamento, coloque a vasilha em um local mais calmo da residência, que não tenha tanto o fluxo de pessoas.

Você tem outros cachorros? Na hora da refeição, deixe que se eles se alimentem de forma separada, para evitar competição. Coloque um pote de ração na sala, cozinha, entre outros locais da sua casa.

Lembre-se de alimentar o seu cão com ração de qualidade, que tenha todos os nutrientes que ele precisa para crescer e se desenvolver de forma saudável. Peça orientação ao veterinário sobre qual tipo de ração é indicado para o seu cão.

Como o seu melhor amigo se alimenta? Ele come no comedouro ou também carrega porções de rações pela sua casa? Que tal contar para a gente, no blog?


21 COMENTÁRIOS

  1. Minha cadelinha também retira a ração do comedouro para comer, já troquei de comedouro e não adiantou só falta trocar de lugar que é o que vou tentar fazer agora, para ver se ela coma sossegada.

    • Meu cão é um Labrabull ele dá patata no comedouro, esparrama toda ração e sai comendo uma por uma, achava estranho no início, mas agora já acostumei… Acho que é instinto de caçador….

  2. Um agregado que mora aqui espera sempre que eu coloque a comida longe, mas porque senão, o outro rouba dele.! Ele sempre vai bem longe pra que eu possa colocar a vasilha dele.

  3. A minha faz isso…mas não com frequência…e só pega pequenas quantidades..algumas bolinhas de ração e espalha pela casa rs. A casa é tranquila, sem movimentação, comedouro de plástico… Ela já é idosa (13 anos).

  4. Tenho uma yorkshire de 1 ano e 4 mêses e uma pinsher de 4 mêses, estou bastante preocupada com a yorkshire pois quando coloco a comida delas em comedouros individuais, a yorkshire espera a pinsher terminar de se alimentar para comer a sobra que fica no chão e não come a ração de dentro do comedouro, só se por no chão e mesmo assim pega uma ração por vez e fica parada olhando para o comedouro, se não por no chão ela não come, acaba a outra comendo e ela ficando sem comer. O que devo fazer? porque ela está agindo assim?

    • Use dois comedouros em dois locais diferentes da casa, e acostume cada uma a comer em um lugar. Deve ajudar. Tenho dois Pinscher, e aqui era assim tb.

  5. Péssima essa dica de trocar comedouro de alumínio pelo de plástico, já que o segundo é uma fonte ótima para bactérias. O de alumínio é sempre o mais indicado.

    • Não tem nada a ver com bactérias. É só criarmos o hábito de lavar a vasilha todos os dias. A gente não lava o prato depois que come? Com as vasilhas dos nossos cães devemos ter os mesmos hábitos.

  6. a ração do meu lhasa tem várias forminhas diferentes, eu acho que ele tem TOC pq ele tira as formas de ossinhos e coloca ela em fila ao lado do pote e deixa pra comer por ultimo!

  7. A minha cadelinha Brenda Maria pega o pote dela de inox cheio de ração e sai andando pela casa, geralmente vem pra perto da gente. Não temos outro cachorro dentro de casa.

  8. A minha cadelinha Meg espera eu jogar a ração em um paninho , daí é que ela come. As vezes ela leva para o tapete. Depois ela vai atrás de mim querendo ver o que estou comendo…

  9. Nossa a minha filhota Cacau sempre faz isso. Ela pega uma porção e vai até a caminha, volta pra pegar mais, fica fazendo isso até ela estar satisfeita. A gente brinca que ela não cansa e que é por isso que ela é esbelta.

  10. Gente o meu cachorro só como em cima do tapete ou de panos de chão, ou de qualquer pano que estiver pelo chão da casa…Ele pega aos poucos e leva para o tatepete, é ração ou outro tipo de comida, ou qual coisa que ele for comer. Isso me incomoda muito, pois suja o tapete e dá maior trabalho pra limpar. Nem sei o que eu faço para fazer ele comer na tigela , em vez de comer em cima do tapete ou de panos…A raça dele é um Pudle numero 3, e já vai fazer 3 anos de idade…Alguem me ajuda com alguma informação ?

  11. E quando o cão as vezes faz isso e as vezes não? Tenho um cachorro de quase 3 anos de idade e ele nem sempre tem esse comportamento. O mais engraçado é que não possuo nenhum outro cachorro além dele e sua vasilha fica fora do fluxo de pessoas. ‘-‘

  12. Aqui em casa são 3. Todos fazem a mesma coisa. Então não tem nada de líder de matilha. Eu nem ligo. Desde que eles comam, para mim está tudo certo.

  13. Minha Majú, uma shih tzu, qdo coloco a comida na vasilha ela não come, tenho que colocar no chão e sair de perto, então ela come tudo… Não acho higienico fazer isso. Como posso mudar esse comportamento????

  14. A cadela de casa cheira a comida dela e vai embora. Se colocar um pedaço no chão ela come. Não sei se ela associou a hora da refeição com a saída do tutor dela e por isso não quer comer.

  15. Minha cachorrinha tbm tira a ração leva para a caminha dela para comer, mas não é sempre. O potinho dela é de metal, vou tentar trocar o pote para ver se resolve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui