Você leva o seu cachorro ao veterinário para fazer exames ou só quando precisa? Veja como o check-up pode salvar o seu melhor amigo!

Prevenir é melhor do que remediar, certo? Você sabe da importância de fazer o check-up no seu melhor amigo? É fundamental cuidar bem da saúde do seu cachorro, por isso, é importante leva-lo ao veterinário e manter as vacinas em dia. Um diagnostico precoce permite com que doenças sejam detectadas de forma mais rápida e as chances de cura aumentam. Saiba mais sobre a importância do check-up!

Por que é importante fazer check-up?

Por que o check-up deve ser realizado?

Durante toda a vida do seu melhor amigo, é importante que ele faça exames de rotina e seja examinado por um veterinário, mesmo que ele não tenha nada. Ou seja, mesmo que aparentemente o seu cachorro esteja bem, é importante que ele faça visitas ao veterinário para procedimentos de rotina.

Quando os cães ainda são filhotes, as visitas são mais frequentes, mas quando crescem elas tendem a diminuir. Assim, é importante que as consultas ao veterinário sejam realizadas todo ano. Ou seja, é importante que o seu melhor amigo faça um check-up anual!

Todavia, quando o seu cachorro estiver com 7 anos a visita ao veterinário deve ser semestral. Porém, se o seu melhor amigo estiver com alguma doença ou você suspeitar de alguma coisa diferente, a visita deve ser mais frequente. Converse com o veterinário do seu melhor amigo para saber o período certo que o check-up deve ser feito.

Check-up: como é o procedimento?

O exame é muito completo, ou seja, o veterinário vai verificar desde a pele e ouvido – porque pode ter a presença de pulga ou otite- até o coração e órgãos internos. Além disso, existem locais que são feitos diversos exames, tais como hemograma, eletrocardiograma, entre outros. Se durante o procedimento for notado alguma coisa diferente, outros exames serão pedidos e o veterinário vai saber orientar da melhor forma.

A vacinação também será colocada em dia, a vermifugação, entre outros. Lembre-se de que existem muitas vacinas que precisam ser administradas, por isso, é fundamental levar o seu melhor amigo ao médico.

Existem muitas doenças que são silenciosas e demoram muito para se manifestar e muitas vezes por meio do check-up elas podem ser descobertas e tratadas a tempo. O check-up protege o seu cachorro. Trate o seu cão com muito amor e carinho, e cuide da saúde dele da melhor forma possível, sempre!

Gostou das dicas? Com que frequência você costuma fazer check-up no seu cão? Conte para a gente!


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui