O calor pode provocar danos à saúde do seu melhor amigo e até matá-lo. Confira dicas de como lidar com a situação!

Você sabia que o excesso de calor é prejudicial para o seu melhor amigo? Por exemplo, a temperatura dentro de um automóvel fechado pode aumentar 20 graus em apenas 20 minutos. Assim, deixar o seu melhor amigo dentro de um carro pode ser muito perigoso. Além disso, o excesso do calor pode provocar a morte do animal.

dicas-para-refrescar-o-seu-melhor-amigo-no-calor-1

Uma das formas que os cães têm para eliminar o calor é por meio do auxílio de glândulas sudoríparas, que estão localizadas nas almofadinhas das patas, ou também quando ele ofega. Assim, é fundamental que os donos busquem aliviar a sensação de calor excessiva nos cães.

Como identificar o calor excessivo?

Nos primeiros sinais, os cães tendem a ter muito mal estar ou também ofegar de forma muito excessiva. Eles podem se sentir assim se ficarem presos dentro de um automóvel ou até em áreas externas, principalmente, se faltar água fresca ou sombra, para escapar do calor.

O que fazer se o cão estiver com excesso de calor?

Se você reparar que o seu melhor amigo não esta suportando o calor e esta passando mal é preciso socorrê-lo. Desta forma, comece dando um banho – á agua deve estar fresca, ou seja, não deve estar gelada- e permita com que a água caia no seu melhor amigo, sobretudo no pescoço e também na parte de trás da cabeça. Entretanto, não permita que entre água no nariz ou na boca dele.

Para diminuir a temperatura corporal, você pode fazer uma compressa fria na cabeça do seu cão. Além disso, faça massagem nas patinhas dele, porque isso auxilia na circulação, além de diminuir o risco de choque.

Aos poucos, o seu cachorro vai melhorando do calor excessivo. Permita que com que ele beba água a vontade. Mas, certifique-se que a água esta limpa e fresca, ok? Depois, leve o seu melhor amigo para o veterinário, porque o calor excessivo pode desencadear vários tipos de problemas. Por exemplo, pode provocar insuficiência renal, inchaço do cérebro, entre outros.

Cuidados com o seu melhor amigo no calor

Cuidado com o asfalto quente, que pode queimar a pata do seu cachorro. Para evitar o sol forte, procure passear com ele no início da manhã ou no fim do dia. Durante o passeio, leve água para o seu cachorro se refrescar.

A vasilha de água do seu melhor amigo deve estar sempre limpa e fresca. Tenha o hábito de trocar várias vezes ao dia.

Se o seu cachorro fica na parte externa da casa, verifique se ele tem um local adequado para se proteger do calor excessivo. Desta forma, o seu melhor amigo precisa de um abrigo que tenha muita sombra, para que ele possa deitar e descansar.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui