Você sabia que o ambiente do cão pode influenciar nos sonhos dele? Confira essas e outras curiosidades, e saiba sobre o mecanismo dos sonhos dos cães.

Você já parou para observar o sono do seu cachorro? Certamente, não há nada mais lindo que vê-lo dormir com tanta doçura e tranquilidade. Assim, como nós, eles também sonham. Por isso, muitas vezes é normal ver o cão se mexer durante o sono e, às vezes, até latir bem baixinho. Você sabe como funciona este mecanismo do sono dos cães?

porque-caes-sonham

As fases do sono dos cães podem ser divididas em três: NREM- com pequenos movimentos oculares, REM- com rápidos movimentos oculares-, e SWS que designa a fase do sono profundo, em que o cão respira profundamente.

Os estudiosos do assunto acreditam que os cães sonham durante a fase REM e atuam durante os sonhos por meio de espasmos. De acordo com eles, por exemplo, os cachorros que têm o hábito de dormir um pouco “enrolados” devem manter os músculos tensos e são bem menos descontraídos do que os cães que se esguicham quando sonham. Comece a observar como o seu cachorro dorme, e faça uma comparação.

Os cães que são filhotes e os mais idosos costumam se movimentar mais durante o sono, assim como, sonhar mais se for comparado com um cão adulto. As razões para isso ainda são desconhecidas pelos especialistas da área.

Alguns estudiosos do assunto, também, sugerem que os sonhos caninos podem ser influenciados diretamente pelo ambiente em que vivem, ou seja, se ele mora em um local com muito barulho e não recebe muita atenção ou carinho do dono, ele pode ter poucas horas de sono durante a noite e isso pode gerar muito estresse e solidão.

Porém, se o cão vive em um ambiente equilibrado e recebe muito amor, carinho e mimo do dono, ele tende a ter um sono mais tranquilo e calmo.

Os cães devem ser respeitados durante o sono, assim, deixe o seu amigo dormir tranquilamente e não perturbe ou faça barulho para não incomodá-lo. Quando você está dormindo, não gosta de barulho, certo? Por isso, deixe o seu cão repousar e descansar, para manter o equilíbrio e o bem estar dele, sobretudo recuperar as energias que foram gastas no dia.

Por curiosidade, ressalta-se que animais de grande porte como vacas e elefantes costumam ter poucas horas de sono, porque gastam a maior quantidade do tempo fazendo estocagem de alimentos. Entre outras espécies que dormem pouco, destacam-se as que são vulneráveis a predadores, porque elas precisam estar sempre em alerta e atentas ao perigo.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui