Por que os cães têm medo de ficar sozinho?

Os cães, geralmente, têm muito medo de ficar sozinhos em casa, e isso pode ocorrer devido a uma ansiedade de separação. O seu melhor amigo detesta ficar sozinho? Basta você sair de casa para ir a padaria, que ele fica na porta te esperando? Pode ser uma volta rápida de 10 minutos ou longa por horas, que não importa: o seu cachorro sempre vai estar te esperando. Todavia, muitas vezes eles podem ficar deprimidos ou ansiosos com “ separação momentânea” e isso pode acarretar problemas.

Existem vários motivos que podem levar o cachorro a ficar triste, dentre alguns comuns são:

Desespero: este problema é facilmente percebido por alguns comportamentos que são comuns como, por exemplo, o latido em excesso, choro, ele começa a morder ou arranhar a porta, ou ainda o cachorro pode começar a se lamber e a morder. O estresse fica evidente por outros sintomas como a aceleração dos batimentos cardíacos e o aumento do cortisol.

Depressão: o cachorro não quer saber de comer, beber água, brincar e ignora diversos estímulos. Quando ele está sozinho, simplesmente, não faz nada. Desta forma o cão fica sofrendo e a depressão, infelizmente, pode acometer a elevação da alta taxa do hormônio do estresse e aumentar o risco de desenvolver algum problema de pele, câncer, entre outros tipos de doenças.

Mas, qual a principal causa destes problemas?

Os cães herdaram uma programação genética dos lobos e cães selvagens, e quando eles estão em grupo têm maiores chances de sobreviver. Por isso, estar em grupo é fundamental, além de ser uma questão estratégica. Devido a isso, os cães adoram estar no aconchego do lar e na companhia de toda a família, porque se sentem protegidos e seguros.

Como entreter o cão?

Existem muitas maneiras de manter o cão entretido enquanto estiver fora. Uma delas é esconder petiscos pela casa. Sabe àquele biscoito, que seu melhor amigo, simplesmente, ama? Esconda pelos cômodos da casa para que possa ser encontrado. Além disso, você pode comprar brinquedos novos como, por exemplo, bolinhas ou ossos. Estas dicas, sem dúvida, vão deixar o seu melhor amigo menos ansioso, enquanto você estiver fora. Verifique também se há quantidade suficiente de comida e água até você voltar para a casa.

Porém, não deixe o seu cachorro por muito tempo sozinho, principalmente, se souber que vai ter estouro de fogos, tempestade, entre outros eventos que vão deixar o seu cão assustado.

2 Comentários

Deixe um comentário
  1. Cubra uma grande área com jornais. Aos poucos vá tirando uma folha. Até não sobrar nenhuma. O meu aprendeu assim! Demorou 2 semanas, mas deu super certo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *