É só ver a coleira que o seu melhor amigo já sai correndo? Ele tem muito medo de passear? Veja as dicas!

Geralmente, passear é a melhor hora do dia para o cão. O seu melhor amigo é assim: basta ver a coleira, que já quer sair? Porém, muitos cachorros não gostam ou simplesmente não querem dar uma volta. Por que isso acontece?

Passear é fundamental para o cachorro, porque as caminhadas aliviam o estresse e também possibilita a socialização do cão com outros animais. Muitas vezes, é só ver a coleira que o cachorro já fica animado para dar um passeio, mas, em algumas situações os cães preferem ficar em casa a dar uma volta.

Por que os cães têm medo de passear?

Este tipo de comportamento pode ser desencadeado por muitos motivos como, por exemplo, ter a presença de artrite, uma ferida ou mesmo por causa da idade. Neste caso, é fundamental levar o seu melhor amigo ao veterinário para saber como anda a saúde dele.

Além disso, a falta de vontade de passear pode ser por causa de algum medo ou susto que o seu cachorro já possa ter passado. Por exemplo, ele pode ter muito temor do cachorro do vizinho e por isso não quer sair de casa. Neste tipo de situação, tente passear por outros caminhos e procure ter paciência com o seu amigo. Além disso, prefira lugares calmos e tranquilos. Ao chegar em casa, dê uma recompensa para o seu cachorro como um biscoito ou o seu brinquedo favorito.

Ao passear, o seu cachorro simplesmente fica deitado? Ou senta? Ele pode estar cansado, por isso, verifique se a temperatura do chão não esta muito quente. Se o seu melhor amigo estiver muito cansado volte para a casa com ele, para que o seu cão possa descansar. Não se esqueça de dar água fresca e limpa para que ele possa se hidratar também.

Outro motivo que pode desanimar o passeio para o cão é o fato de ele associar a coleira com coisas negativas. Por exemplo, toda vez que você coloca o acessório no seu cão ele fica inquieto? Nesta situação você pode tentar trocar a coleira. Quando você for o por o novo acessório no seu melhor amigo, coloque de forma positiva e não se esqueça de fazer muitos elogios, carinho e encher o seu cão com mimos. Depois que retornar do passeio, dê um petisco para ele como forma de recompensa. Ele vai adorar!

Além disso, converse com o veterinário sobre o medo do seu cão em passear. Gostou das dicas? O seu melhor amigo adora dar uma volta? Fale para a gente!


1 COMENTÁRIO

  1. Olá. Meu cachorro tem 3 anos de idade, foi ao veterinário recentemente e está bem de saúde, mas tenho dificuldades em levá-lo para passear. Dentro de casa, ele anda com a coleira normalmente, para e senta quando eu mando. Mas quando saímos de casa, ele fica tenso, enrijece os músculos, baixa a cabeça e para. Se tento mudar a direção da caminhada, ele anda um pouco, mas para novamente, sempre ofegante. Como posso lidar com esta situação e tornar o passeio mais agradável para nós dois?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui