Você sabia que ao nascer os cães, após o parto, permanecem com os olhos fechados e as orelhas? Veja o porquê!

Você sabe por que os filhotes nascem com as orelhas e os olhos fechados? Se você já criou filhotinhos, deve ter percebido isso quando eles nasceram não é? Que tal aprender um pouco mais sobre os filhotes? Então não deixe de ler o artigo, que está muito interessante. Vamos lá?

Por que os filhotes nascem com as orelhas e os olhos fechados?

Você já criou filhotinhos? Quando os pequenos cachorrinhos chegam ao mundo eles estão com as orelhas e os olhos fechadinhos. Por que isso acontece? Muitos órgãos ainda estão se desenvolvendo nesta fase inicial da vida deles e depois de algumas semanas após o parto, o processo de formação ainda está presente. Para você ter ideia, nesta primeira etapa o cérebro dos cachorrinhos ainda está em processo de formação. Por isso, os cães chegam ao mundo com as orelhas e os olhos fechados.

As pálpebras, por exemplo, estão fechadas porque são extremamente sensíveis e frágeis, logo precisam desta proteção para evitar uma exposição ao ambiente externo.

Além disso, um tipo de exposição errada poderia provocar danos aos fotorreceptores e mecanismos óticos desta região. Desta forma, as pálpebras ficam fechadas por algum tempo depois do parto, para que os olhos dos cachorrinhos fiquem protegidos.

Mas, e em relação às orelhas? Os cachorrinhos chegam ao mundo surdo, porque os canais auditivos estão fechados e se formando. Este silêncio é essencial para uma boa formação e desenvolvimento destes canais. Logo, você não deve forçar a audição de um filhote antes do canal auditivo estar completamente desenvolvido, porque isso pode deixar sequelas muito graves para ele.

O canal auditivo do cachorrinho filhote começa a abrir no mesmo período dos olhos. O tempo médio é de aproximadamente 2 semanas. Mas, enquanto o canal auditivo depois de uma semana aberto já está funcionando, os olhos ainda necessitam de algumas semanas a mais para que a visão se assemelhe ao normal. A natureza é mesmo perfeita, não é?

Desta forma, aos poucos o processo de formação vai se completando e ficando normal. Cuide com carinho e amor dos cachorrinhos: tenha um veterinário de confiança para que ele possa aplicar as vacinações e medicamentos, tenha um cartão de vacina atualizado com todas as doses de vacinas, dê rações que sejam específicas para filhotes e que tenham os nutrientes adequados para que eles possam crescer de forma saudável. Assim, siga todas as orientações do veterinário.

Você já cuidou de filhote de cachorros? Recomenda algum outro tipo de cuidado? Conte para a gente aqui no blog!


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui