Porque os cães comem grama?

Quem tem cachorro de estimação com certeza já reparou que vez ou outra o animal se alimenta de grama. O comportamento, à primeira vista, pode parecer um tanto quanto estranho, afinal, os cães são animais carnívoros. O hábito, no entanto, não deve gerar preocupação, salvo quando acontecer com muita frequência, uma vez que é absolutamente normal.

Embora alguns especialistas afirmem que os cães comem grama em função deste mesmo hábito ter feito parte da rotina de seus ancestrais, os lobos, e de outros garantirem que a grama é ingerida como forma de se conhecer mais sobre uma presa quando o animal está participando de uma caçada, a razão principal pela qual os cães se alimentam de grama de vez em quando está relacionada aos seus intestinos e estômagos.

É que a fibra presente na grama facilita o trânsito intestinal e também auxilia no vômito, que muitas vezes precisa ser provocado no caso de o cão ter ingerido um alimento estragado ou que não lhe fez bem.

Ainda que comer grama de vez em quando seja normal, ingeri-la sempre pode ser sinal de algo mais sério, como vermes, que também podem ocasionar ânsia de vômito. Por isto, caso você perceba que seu animal de estimação tem comido grama com muita frequência, é ideal levá-lo ao veterinário para que sejam feitos exames clínicos e de fezes.

É sempre bom lembrar também que a grama da rua pode estar contaminada com agrotóxicos, além de bactérias e de muita poluição. Neste caso, o ato de ingerir grama, que deveria funcionar como um alívio para o animal, pode resultar em doenças. Portanto, evite que seu animal ingira a grama da rua.

 

Um comentário

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *