Qual fase você acha melhor para adestrar o seu cão: filhote ou adulto? Confira as dicas!

Você já parou para pensar em qual fase é melhor para adestrar o seu melhor amigo? É quando ele é filhote. É durante os primeiros meses de vida, que o cérebro deles está mais preparado para se desenvolver e absorver informações, porque tudo é novidade.

Qual a melhor fase para adestrar?

Em comparação com um cão adulto, o filhote costuma ter um apetite muito maior, o que auxilia no adestramento, principalmente, no reforço positivo. Assim, por exemplo, o treinador pode usar a ração do cão para recompensar o aprendizado e a obediência correta dos comandos. Mas, se notar que o filhote não está muito afim da ração, é só trocar por um petisco que ele adore.

A coordenação motora nos filhotes ainda esta em processo de formação, o que ajuda, também, no treinamento, principalmente, para aprender comandos básicos como sentar e deitar. Outro comando simples de ensinar para os cães nesta fase é o “dá pata”, porque naturalmente ele dá a pata quando quer comer algum petisco na mão e não consegue. Para você ter uma ideia, os filhotes podem aprender esse comando em questão de minutos ou horas, enquanto o cão adulto pode demorar dias.

Em relação à liderança, os pequenos nascem um pouco dominante, mas quando querem receber algum petisco ou mesmo um brinquedo passam a obedecer e respeitar os comandos. Por exemplo, muitos cachorros na fase adulta recusam algum tipo de recompensa para não reconhecer a liderança do dono ou testá-la. Assim, os filhotes que aprendem desde o início a respeitar o seu dono e também entender os limites certos, dificilmente, vai se tornar agressivo na fase adulta, quando se sentirem contrariados. Desta forma, uma das melhores maneiras para lidar com este tipo de comportamento é mostrar firmeza e recompensar a obediência nos comandos.

Mesmo filhotes os cães podem mostrar agressividade, principalmente, se sentirem contrariados. Porém, a mordida deles dói muito menos que de um cão adulto, certo? Assim, os donos sentem menos medo para impor limites e ensinar os comandos para os pequenos. Desta forma, os cachorrinhos podem aprender muitas coisas! Aproveite essa fase para ensinar, brincar e socializar o cão com toda a família.

Ao contratar um adestrador profissional, peça referência aos seus amigos e familiares, ok? Desde cedo o cão vai estabelecendo o vínculo afetivo com o dono e toda a família, e aprendendo comandos novos e divertidos. O seu melhor amigo sabe algum comando? Qual? Que tal contar para a gente?


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui