O Cane Corso é uma raça que descente diretamente do Cane Pugnax, que é um Molosso romano. Inicialmente, o Cane Corso era usado como cão de caça, principalmente em confrontos corpo a corpo com animais selvagens, como cervos, ursos e javalis.

Raça Cane Corso - Características da raça, fotos e vídeos

O nome da raça tem relação com sua origem italiana, na época do Império Romano. Cohors, que em latim significa guardião ou protetor, é a palavra de onde se origina o nome do Cane Corso.

Durante a 2ª Guerra Mundial, essa raça puxava carretas com medicamentos, armamentos e até com soldados feridos. Além de atuar no exército italiano no front de batalha, o Cane Corso era utilizado na segurança de áreas rurais, como pastor de gado, e para proteger manadas de possíveis predadores e bandidos. Os cães da raça exerciam suas funções com competência devido ao constante estado de alerta e ao mínimo de ruídos feitos durante as rondas.

Características – Padrões da Raça Cane Corso

A pelagem do Cane Corso é bem curta, resistente e abundante, o que proporciona uma impermeabilidade eficaz, especialmente em dias frios, quando surge um subpelo por todo o corpo do animal.

Raça Cane Corso - Características da raça, fotos e vídeos

As cores aceitas para a raça são o preto, tigrado, cinza e fulvo. Há ainda a possibilidade de uma máscara preta ou cinza, que aparece nos cães cujo pelo é cinza ou fulvo. Essa máscara não pode ultrapassar a altura dos olhos.

A cabeça possui uma proporção equilibrada em relação ao resto do corpo e o olhar dessa raça é bastante expressivo. Já a mordedura se destaca porque os dentes incisivos inferiores se sobrepõem aos superiores. Além disso, o pescoço é possante e o tórax é aberto e alto.

A altura na cernelha varia entre 64 e 68 cmnos machos e 60 e 64 cmnas fêmeas, com uma tolerância de até 2 cm, para mais ou para menos. O peso médio dos machos é de cerca de 50 kge o peso das fêmeas é de, aproximadamente, 45 kg.

Temperamento da raça Cane Corso

O Cane Corso se caracteriza por uma grande devoção aos seus donos, além de se adaptarem com facilidade às diferentes necessidades das pessoas.

Raça Cane Corso - Características da raça, fotos e vídeos

Em um ambiente familiar, esses cães são muito dóceis e amigáveis, desde adultos até crianças pequenas. O contato físico com as pessoas é fundamental para que o Cane Corso se sinta feliz.

Mais do que um ótimo guardião, esse cachorro de médio ou grande porte é uma boa companhia, graças ao seu equilíbrio, coragem, paciência e fácil adestramento.

O instinto de proteção faz com que ele acompanhe o dono por vários ambientes e inspecione qualquer ruído diferente. Por ficar atento a tudo o que ocorre em seu território, ele tenta impedir a entrada de desconhecidos. Logo, é importante socializá-lo desde cedo para que ele se comporte diante de estranhos sem perder seu sentido de alerta constante.

Dicas e cuidados com a raça Cane Corso

Os problemas de saúde característicos da raça são: atrofia ou displasia de retina (degeneração das células da retina), entrópio (pele encobre parte dos olhos), epilepsia, torção gástrica e displasia coxo-femural e de cotovelo.

Raça Cane Corso - Características da raça, fotos e vídeos

Portanto, fique atento a qualquer sinal diferente na aparência ou no comportamento do animal. Mantenha uma alimentação balanceada, deixe as vacinas em dia e sempre leve o Cane Corso para consultas com um veterinário de confiança.

Fotos da raça Cane Corso

Vídeos da raça Cane Corso


6 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde.
    Tenho um cane corso de 10 meses é muito amistoso, mas as vezes parece que tem medo das coisas estranhas. Sempre tentamos ensiná lo e nota se que nos quer defender, mas as vezes esconde se atras de mim.
    Será que me podia elucidar de melhore forma de ensiná lo.
    obrigado

    • boas tenho um cane corso com 10 meses e pouco e e do melhor que ha para mim e familia tenho um miudo com 5 anos o cane e 5 estrelas …de 0 a 1000 dou nota 1001 ,,,,guarda,,,,sossegado,,,e adoro o ..obrigado

  2. Peguei agora um Cane macho (quase 3 meses), e estou tentando socializar com minha Red Nose (quase 2 anos).. foi difícil criar coragem e deixar os 2 sozinhos, mas agora consegui. O grande problema agora é que em certos momentos, ele se aproxima de mim e ela acaba agredindo ele (se ela quisesse matar, já teria feito, pois é uma cavala ^^) (não sabia que ela tinha esse ciúmes todo). Bom, esse é o terceiro dia ainda dos 2 juntos, vamos ver como se sairão nas próximas semanas, espero que sejam best friends em pouco tempo. ^^

  3. moro em uma cidade chamada currais novos e estou a procura de cão desta raça cane corso
    queria saber informações se a algum lugar aqui no nordeste q cria esta raça
    sou louco pra comprar um
    vcs sabem de alguma informação??????

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui