As 10 raças de cachorro com a mordida mais forte do mundo

Por: em

Ela pertence a uma raça pouco conhecida no Brasil. Descubra qual a mordida de cachorro mais forte do mundo.

Uma das principais características dos cachorros é a mordida, que precisa ser ágil e eficiente. Claro que isto varia muito, tanto de raça para raça, quanto de acordo com o porte. Mas qual é a mordida de cachorro mais forte do mundo?

Seguir Cães Online no Facebook

Para descobrir a resposta, pesquisadores americanos da American Veterinary Medical Association aplicaram uma grandeza física: pound per square inch, ou libra por polegada quadrada (PSI). Eles avaliaram as raças caninas mais populares nos EUA.

Trata-se de uma medida que avalia a força (em libras; uma libra equivale a 454 gramas) exercida em uma polegada quadrada (um quadrado de 2,54 cm de lado).

A mordida de cachorro mais forte

É importante ter em mente que nem sempre a mordida mais potente é a mais eficaz. Tudo depende da finalidade. Os cachorros sempre foram caçadores e, na natureza, a mordida de lobo mais forte provavelmente significava a liderança da alcateia, uma vez que todos os indivíduos adultos apresentam porte semelhante.

Desde que os cães se aproximaram dos humanos, no entanto, nós os envolvemos em diferentes atividades. Para caçar um urso ou uma rena, por exemplo, é necessário aplicar mais força do que para caçar uma lebre.

As 10 raças de cachorro com a mordida mais forte do mundo

Resgatar uma ave abatida em pleno voo — tarefa dos poodles — requer delicadeza. Do contrário, o cachorro trará para nós uma ave dilacerada. Para aproveitar as penas, é preciso que os auxiliares sejam ainda mais “sutis”.

A especialização chegou a tal ponto que os beagles, empregados na caça de animais com pelagem especial, como raposas, arminhos, martas e visons, empregam ainda menos força. Felizmente, o uso de estolas e casacos de pele já caiu em desuso.

Os campeões de mordida pertencem às seguintes raças caninas:

10* lugar – chow chow. Pode parecer surpreendente. O simpático e aparente frágil cão chinês figura no Top Ten das mordidas de cachorro mais fortes do mundo. No entanto, a explicação é simples. Chow chow é uma raça primitiva, que descende diretamente do lobo-cinzento. Cães da raça acompanharam os mongóis em suas guerras de conquista na China, Índia e na direção do ocidente.

As 10 raças de cachorro com a mordida mais forte do mundo

9* lugar – pastor holandês. Pastores e boiadeiros geralmente são cães fortes e musculosos — e o pastor holandês não é exceção à regra. Com até 62 centímetros de altura na cernelha, os cães da raça foram empregados durante décadas no manejo de gado bovino e ovino, a partir do século 17. Atualmente, eles de destacam no serviço policial.

As 10 raças de cachorro com a mordida mais forte do mundo

8* lugar – pitbull. Musculosos e fortes, os pitbulls são sempre associados à agressividade e ao ataque. Além da mordida forte, estes cães também apresentam uma resistência impressionante. Estas características, aliadas à capacidade exímia de escalar, torna os pitbulls praticamente imbatíveis. Para um animal de porte médio, atingir o 8* lugar do ranking é um privilégio.

As 10 raças de cachorro com a mordida mais forte do mundo

7* lugar – pastor alemão. Estes cães são automaticamente associados à bravura e à lealdade. Criados para o pastoreio, mostraram-se versáteis desde sempre, assumindo funções de guarda, defesa, ataque, tarefas policiais e militares. Para mostrar que são “cães do bem”, os pastores alemães também se destacam como guias, cães terapeutas e como acompanhantes.

As 10 raças de cachorro com a mordida mais forte do mundo

6* lugar – doberman. Mais um representante alemão no ranking. O doberman foi desenvolvido, a partir de diversos cruzamentos, para acompanhar coletores de impostos, que passavam de cidade em cidade cobrando tributos e sofrendo o assédio de criminosos quando carregavam as bolsas cheias de dinheiro. Inteligentes, agressivos e enérgicos, hoje são empregados como cães de guarda.

As 10 raças de cachorro com a mordida mais forte do mundo

5* lugar – buldogue inglês. Bonachão e relativamente lento, este cão inglês mantém a força de incríveis 305 PSI de quando foi desenvolvido. Explica-se: originalmente, ele foi empregado em lutas contra touros. Felizmente, o “esporte” foi banido da Inglaterra (e da maioria dos países) e hoje, para a felicidade dos tutores, é especialista em cochilos nos sofás e camas do mundo todo.

As 10 raças de cachorro com a mordida mais forte do mundo

4* lugar – rottweiler. Forte, robusto, dotado de mandíbulas poderosas. Já foi empregado no pastoreio, transporte de cargas, guarda pessoal e de patrimônio, atividades policiais (era uma das “armas” da temida SA, a guarda nazista) e até em batalhas. No Brasil, é uma das raça preferidas pelos donos de propriedades rurais. É mais uma raça que exige adestramento adequado.

As 10 raças de cachorro com a mordida mais forte do mundo

3* lugar – cão-lobo. Trata-se de um híbrido, cujos ancestrais incluem lobos selvagens, Huskies siberianos e malamutes do Alasca. É provável que os primeiros cruzamentos tenham ocorrido entre lobos e cães que se desgarraram das comunidades humanas. A força e agressividade, no entanto, agradaram a alguns criadores. O temperamento, no entanto, continua imprevisível.

As 10 raças de cachorro com a mordida mais forte do mundo

2* lugar – mastim napolitano. Os cães da raça apresentam os maiores crânios e mandíbulas entre os nossos peludos. Nada mais natural que igualmente impressionem pela potência da mordida. O temperamento destes animais, no entanto, é quase sempre amigável e dócil. O maior perigo representado pelos mastins napolitanos está nas brincadeiras: eles derrubam um adulto com facilidade, quase sempre sem querer.

As 10 raças de cachorro com a mordida mais forte do mundo

1* lugar – kangal. Com absurdos 743 PSI, os cães da raça, quase desconhecidos no Brasil, ocupam o topo do ranking das mordidas mais fortes do mundo. Nativo da Turquia, o kangal atinge até 81 cm na altura da cernelha. Os ancestrais da raça provavelmente servirão nos exércitos do Império Otomano, e certamente expulsaram ameaças como leopardos, ursos e lobos. Até hoje, o kangal não é boa companhia para outros animais, mas continua sendo um leal servidor dos humanos.

As 10 raças de cachorro com a mordida mais forte do mundo

Multifuncionais

Apesar de toda esta força, os cachorros estão longe de apresentar as mordidas mais potentes do Reino Animal. Os campeões absolutos são os crocodilianos — e merece destaque o crocodilo-do-Mississippi, dono da dentadura mais forte de todas.

O tubarão-branco também impressiona, mas ainda não está claro se é possível comparar mordidas em terra firme com as ocorridas debaixo d’água.

Diz a lenda que a mordida do diabo-da-Tasmânia, um marsupial da Oceania, é a mais forte, atingindo algo em torno de 360 kg/cm2. Quem sofreu uma destas pode atestar que ela é muito dolorosa, mas não existem estudos científicos que comprovem a potência.

Isto não desmerece as mordidas de cachorro. Podem não ser as mais fortes do mundo, mas os cães aliam outras características importantes: a estrutura muscular e esquelética, a capacidade de trabalhar em grupo e a inteligência altamente sofisticada.

Tudo isto é muita ternura, meiguice e carinho tornam os cachorros especiais, insubstituíveis. Mesmo porque a caça é uma atividade ancestral respeitável, mas atualmente em declínio. A convivência, esta sim, continua cada vez mais forte.

Gostou? Siga o Cães Online no Facebook, Instagram e Google News