Verme do coração: ele pode prejudicar a saúde do seu melhor amigo!

Sabia que existe um verme que ataca o coração do seu cão? Ele pode ficar alojado por anos. Saiba mais!

Você protege o seu melhor amigo contra os vermes? O seu cachorro toma vermífugo? Você sabia que além dos vermes intestinais, também há os que atacam o coração do cão? O verme é conhecido como Dirofilária e pode alcançar até 35 cm. Além disso, sabe qual o lugar que ele fica alojado? No coração! Que tal conhecer um pouco sobre ele?

O verme Dirofilária é pouco conhecido pela população, e ele fica alojado no coração do cachorro. O desenvolvimento dele acontece de forma gradual, ou seja, ele pode permanecer alojado por muito tempo e sem o cão apresentar qualquer sintoma ou sinal clínico. Assim, o cachorro pode permanecer por muito tempo com o verme sem saber. Desta forma, quando ele começa a apresentar algum tipo de sintoma clínico é porque a doença já esta em estado mais avançado.

Como ocorre a transmissão do verme?

O verme é repassado por meio da picada de um mosquito. Assim, quando a larva entra na corrente sanguínea do cachorro, ela procura vasos grandes para se alojar e permanecer. Devido a isso, é atrapalhado a passagem do sangue que é bombeado pelo coração. Por isso, o músculo precisa enviar mais sangue e começa a trabalhar com muito mais força, para suprir as necessidades do corpo.

O coração passa a trabalhar com mais força e com o tempo ele tende a se dilatar, o que ocorre quando o verme já esta instalado há muito tempo no coração. Com a dilatação, os cachorros começam a apresentar sintomas clínicos de cansaço, triste, tosse, entre outros.

Existe tratamento para o verme?

Infelizmente, quando os cães começam a apresentar os sintomas clínicos, o verme já esta instalado há muito tempo no coração, ou seja, a doença já se encontra em um estágio mais avançado e a cura é muito difícil. O tratamento relacionado à doença deve ser começado, mas como o coração já esta muito dilatado e cansado – por causa do verme- dificilmente o organismo reage ao tratamento.

Como proteger o cão?

A prevenção é a melhor maneira de proteger o seu melhor amigo. Ela pode ser feita por meio de exames, que devem ser realizados através de m veterinário de confiança, e também com o uso de medicamentos específicos que tem a finalidade de eliminar o verme antes que ele prejudique o músculo cardíaco. Além disso, alguns vermífugos orais conseguem combater a Dirofilária.

Gostou das dicas? Deixe a sua opinião!

Um comentário

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *