Yorkshire Terrier – Características da raça, fotos e vídeos

A raça Yorkshire Terrier é oriunda do condado de York, localizado na Inglaterra, e ela é relativamente recente. Há diversas teorias com relação à sua origem, mas a mais aceita é a de que tenha sido originada a partir de cruzamentos entre as raças Manchester, Maltês, Sky e Dandie Diamond.

A raça foi criada por operários que buscavam um cão pequeno e bom caçador de roedores, que não raramente infestavam a região. Os cães durante muito tempo foram fiéis também aos trabalhadores das minas de carvão. Eles só ganharam status mesmo ao final da Era Vitoriana, quando a rainha Vitória elegeu um Yorkshire Terrier como cão de companhia, atitude esta continuamente repetida por senhoras da alta burguesia e da nobreza.

Em 1898 o Kennel Club oficialmente reconheceu a raça como Yorkshire Terrier, sendo que até então ela costumava ser chamada de Terrier Escocês e Terrier Escocês Anão de Pelo Longo.

Características – Padrões da raça Yorkshire Terrier

A pelagem dos cachorros Yorkshire é longa, lisa, fina e sedosa ao toque. A coloração aceita é a mescla das cores azul-aço escuro, que é um cinza quase preto pendendo para o azulado e fulvo, um amarelo tostado. As cores, no entanto, devem ser bem separadas e não podem se misturar.

A altura dos cães não é comentada pelo padrão da raça, mas o peso dos Yorkshires deve ser de até 3,1 quilos.

É comum que os cães da raça Yorkshire Terrier apresentem hérnia, dentição dupla, luxação patelar e problemas na hora do parto no caso das fêmeas.

Temperamento da raça Yorkshire Terrier

Os Yorkshire Terrier são excelentes cães de companhia, muito dóceis, carinhosos e leais. Não convivem bem com outros cães, pois têm tendência a disputar território, mas podem conviver bem com crianças, desde que não muito pequenas, quando podem acontecer brincadeiras mais bruscas.

Os cachorros Yorkshire adoram estar na companhia de seus donos e o tamanho diminuto faz com que sejam ótimos companheiros para viagens. Embora seja comum que os exemplares da raça sejam vistos no colo, é ideal que sejam mantidos livres, soltos no chão, para que possam acompanhar o que se passa ao seu redor e assim se evitem comportamentos possessivos.

Os Yorkies, como são carinhosamente chamados, se mostram ainda excelentes cães de alarme, pois dão sinais ao menor sinal estranho e não são muito obedientes.

Dicas e cuidados com a raça Yorkshire Terrier

O pelo do Yorkshire certamente é sua característica mais marcante e exige muitos cuidados para que esteja sempre bonito e saudável.

Recomendam-se banhos semanais com shampoo neutro e condicionador de uso humano. A escovação deve ser diária com uma escova de pinos em conjunto com um pente. No caso de nós, estes devem ser removidos com as mãos.

Para que os Yorkshire Terrier não apresentem problemas nos olhos em função do contato dos pelos com os mesmos, é ideal que a pelagem acima da testa seja presa com um elástico ou presilha.

Fotos da raça Yorkshire Terrier

Vídeos da raça Yorkshire Terrier

25 Comentários

Deixe um comentário
  1. EU TENHO U YORKSHIRE E ELE É MUITO FOFO E BONITO,CHAMA-SE SIMBA.É UMA RAÇA MUITO ESPULETA…MAS EU TAMBEM NÃO VIM SÓ FALAR DELE

    ONTEM,DIA 21-03-2012,SIMBA COMPLETOU 5 MESES DE IDADE,EU FIQUEI MUITO FELIZ POR ESTAR COM ELE MAIS 3 MESES…DEI UM MONTE DE BEIJOCAS E ABRAÇOS NELE,E TAMBEM DEI UM GRANDE PARABENS

  2. OLÁ,SOU EU DE NOVO.SIMBA É UMA RAÇA MUITO PERFEITA PARA CRIANÇAS,ENTÃO RECOMENDO PARA TODOS QUE QUEREM UMA RAÇA PARA CRIANÇAS

    ATENÇÃO:EU NÃO ESTOU DANDO OU VEDENDO FILHOTES E YORKSHIRES

  3. O meu Yorkshire esta com um dente mole e uma preza gostaria de saber se eles tem 2 prezas de cada lado ou so 1, por favor me responda, obrigado

      • Esse dente que está mole é um dente de leite tal qual como nos humanos… supostamente eles só vao ter 4 caninos… 2 em baixo e 2 em cima, mas com o crecimento ha uma faze que eles vão ter 4 dentes em cima e em baixo, até que caiam os dentes de leite, se não cairem até 1 ano de idade, eles devem ser removidos por um medico veterinario.
        Espero ter ajudado.

  4. tenho uma cachorrinha linda, muito bonita, inteligente mas que não esta a venda. Mas queria fazer uma pergunta: desde de que ela nasceu qualquer pessoa que chegar em casa ela começa a lati como faço para isso para? por favor responda!

  5. Tenho uma yorkshire fêmea que vai fazer 3 anos em Outubro. Ela é linda super meiga. Mt fiel aos donos e aos meus filhos. O nome dla é “Sury”. É uma raça que adoro (mas que nunca tinha tido). Só a questão dos olhos é que é mais complicado porque envolve um cuidado diário. Recomendo toda a gente ter uma yorkshire Terrier!

  6. Eu tenho uma yorkshire que nasceu no dia 16/11/2015, peguei ela com 2 mêses ela é uma fofura gosta de colo e ama ficar com a gente e a cachorra da minha prima tbm é assim! É a Meg!

  7. O meu york joy ja perdeu os dentes da frente, onde dificulta a mastigação. Nao consegue comer a ração. O que eu faço? Ele ja tem 9 anos.

  8. Ola comprei um york
    Por 1300,00
    Ele estar com dois meses
    Sendo q eu reparei q o peito dele é marrom meio dourado
    Nao é branco como eu costumo ver os outros filhotes
    Sera que ele é legitimo?
    Gostaria de uma resposta
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *