Yorkshire Terrier – Características da raça, fotos e vídeos

Por: em

A raça Yorkshire Terrier é oriunda do condado de York, localizado na Inglaterra, e ela é relativamente recente. Há diversas teorias com relação à sua origem, mas a mais aceita é a de que tenha sido originada a partir de cruzamentos entre as raças Manchester, Maltês, Sky e Dandie Diamond.

Yorkshire Terrier - Características da raça, fotos e vídeos

A raça foi criada por operários que buscavam um cão pequeno e bom caçador de roedores, que não raramente infestavam a região. Os cães durante muito tempo foram fiéis também aos trabalhadores das minas de carvão. Eles só ganharam status mesmo ao final da Era Vitoriana, quando a rainha Vitória elegeu um Yorkshire Terrier como cão de companhia, atitude esta continuamente repetida por senhoras da alta burguesia e da nobreza.

Em 1898 o Kennel Club oficialmente reconheceu a raça como Yorkshire Terrier, sendo que até então ela costumava ser chamada de Terrier Escocês e Terrier Escocês Anão de Pelo Longo.

Características – Padrões da raça Yorkshire Terrier

A pelagem dos cachorros Yorkshire é longa, lisa, fina e sedosa ao toque. A coloração aceita é a mescla das cores azul-aço escuro, que é um cinza quase preto pendendo para o azulado e fulvo, um amarelo tostado. As cores, no entanto, devem ser bem separadas e não podem se misturar.

A altura dos cães não é comentada pelo padrão da raça, mas o peso dos Yorkshires deve ser de até 3,1 quilos.

É comum que os cães da raça Yorkshire Terrier apresentem hérnia, dentição dupla, luxação patelar e problemas na hora do parto no caso das fêmeas.

Temperamento da raça Yorkshire Terrier

Os Yorkshire Terrier são excelentes cães de companhia, muito dóceis, carinhosos e leais. Não convivem bem com outros cães, pois têm tendência a disputar território, mas podem conviver bem com crianças, desde que não muito pequenas, quando podem acontecer brincadeiras mais bruscas.

Yorkshire Terrier - Características da raça, fotos e vídeos

Os cachorros Yorkshire adoram estar na companhia de seus donos e o tamanho diminuto faz com que sejam ótimos companheiros para viagens. Embora seja comum que os exemplares da raça sejam vistos no colo, é ideal que sejam mantidos livres, soltos no chão, para que possam acompanhar o que se passa ao seu redor e assim se evitem comportamentos possessivos.

Os Yorkies, como são carinhosamente chamados, se mostram ainda excelentes cães de alarme, pois dão sinais ao menor sinal estranho e não são muito obedientes.

Dicas e cuidados com a raça Yorkshire Terrier

O pelo do Yorkshire certamente é sua característica mais marcante e exige muitos cuidados para que esteja sempre bonito e saudável.

Recomendam-se banhos semanais com shampoo neutro e condicionador de uso humano. A escovação deve ser diária com uma escova de pinos em conjunto com um pente. No caso de nós, estes devem ser removidos com as mãos.

Para que os Yorkshire Terrier não apresentem problemas nos olhos em função do contato dos pelos com os mesmos, é ideal que a pelagem acima da testa seja presa com um elástico ou presilha.

Fotos da raça Yorkshire Terrier

Vídeos da raça Yorkshire Terrier

http://youtu.be/4sV_gR8kddg