Akita – Características da raça, fotos e vídeos

Não se sabe ao certo onde a raça Akita surgiu. Enquanto que alguns pesquisadores afirmam que ela é proveniente da Província de Akita, na Ilha de Honshow, outros acreditam que tenha surgido na Europa. Seja como for, uma questão é certa: o surgimento aconteceu há pelo menos 300 anos.

O Akita foi criado para atuar como cão de caça, sendo capaz de perseguir animais como porco do mato e antílope, e durante muito tempo foi também usado em brigas de cães, as chamadas rinhas.

Muitos americanos, quando conheceram a raça, começaram a promover o cruzamento desta com Pastores Alemães. A mudança nos aspectos originais foi tanta que o Japan Kennel Club começou a reconsiderar o padrão aceito da raça, fazendo com que ficasse cada vez mais diferente daquele existente na América. Ficou decidido então que os cachorros não deveriam apresentar manchas escuras no pelo, nem máscaras negras, características provenientes dos Pastores Alemães.

A paixão do povo japonês por esta raça é tanta que em 1931 ela ficou estabelecida como Patrimônio Natural Nacional do Japão.

Características – Padrões da raça Akita

Os cães machos costumam medir 67 cm de altura, e as fêmeas, 61 cm. É comum que os cachorros desta raça apresentem displasia de cotovelo, epilepsia e problemas de pele.

Temperamento da raça Akita

O Akita é um ótimo cão de guarda e é também muito silencioso, sendo que quando late é porque algo está errado. Além disso, é extremamente fiel e companheiro, características que foram provadas por Hachiko, um exemplar da raça que esperou durante dez anos seu dono na estação de trem, como sempre fazia, e que havia morrido sem ele saber. A bonita história de amizade foi recentemente retratada no filme Para Sempre ao Seu Lado.

O cão da raça Akita convive bem com crianças, mas não pode ser considerado como um cão que adora brincadeiras. Apesar de gostar muito de estarem na companhia de seus donos, com pessoas desconhecidas os Akitas costumam ser bastante reservados e até desconfiados no começo.

Os filhotes de Akita costumam aprender bastante rápido a fazer suas necessidades no local certo, mas apesar de serem bastante dóceis quando pequenos é necessário que sejam impostos os limites de forma firme desde cedo, visto que eles possuem uma personalidade forte e dominante.

Dicas e cuidados com a raça Akita

Os cães da raça Akita possuem o pelo superior duro, com uma camada bastante macia por baixo. Para que a pelagem fique sempre brilhante é recomendável que sejam escovados uma vez por semana e que os banhos sejam dados somente quando necessário, tomando sempre o cuidado de secar bem o pelo do cachorro para que não surjam problemas de pele.

Fotos da raça Akita

Vídeos da raça Akita

14 Comentários

  • AMO ESSE CACHORRO, TENHO UM FILHOTE ONDE A MÃE É LABRADORA E O PAI AKITA… ESTOU APAIXONADA POR ESSE CACHORRO….ELE TEM ALGUNS TRAÇOS DO LABRADOR MAS É MUITO PARECIDO COM AKITA MESMO..

  • Eu tenho tambem um Akita ele é vermelho com branco minha familia toda ama ele
    ele e um otimo companheiro,eu amo muito meu Akita ele se chama Gaara

  • Genteee ..eu tenho um akita ele é muitoooo lindooo docil super amavél..ele é muitooo querido por nós..ele é igualzinho o do filme sempre ao seu lado que por sinal é um filme muitooo lindoooo e apaixonante….nao conseguimos mais vivier sem ele…hoje levamos ele pra cruzar pela primeira vez com uma rusk siberiana..linda também..fico imaginando como vai ser lindo o filhote deles… o nome do meu akita é Doki

  • Olá pessoal, também tenho um Akita branco, macho, lindão, ele é muito obediente, dócil e cão de guarda, é que eu esperava, um cão que tomasse conta da casa, espero um dia que encontre uma linda companheira e tenha fihotes lindo,pois ele ta se sentindo o dono da pedaço, pois tenho duas husky femeas que ele só paquera

  • eu tive um akita pois tinha 12 anos e morreu no dia 04/10/2013 pois era o meu companheiro de todas as batalhas que eu havia passado em toda minha vida eu amo muito as raças akita

  • Tenho um akita, ele ja tem 8 anos, faz algum tempo ele apresenta muita coceira, levei em 2 veterinarios, ja tomou varios medicamentos, mas ate agora nao melhorou,apareceram manchas vermelhas e feridas, troquei a racao, dava premier racas grandes, agora estou dando hills science. Gostaria de pedir ajuda a alguem que me possa dar informacoes sobre essa doenca.

Deixe uma resposta