Akita – Características da raça, fotos e vídeos

Não se sabe ao certo onde a raça Akita surgiu. Enquanto que alguns pesquisadores afirmam que ela é proveniente da Província de Akita, na Ilha de Honshow, outros acreditam que tenha surgido na Europa. Seja como for, uma questão é certa: o surgimento aconteceu há pelo menos 300 anos.


O Akita foi criado para atuar como cão de caça, sendo capaz de perseguir animais como porco do mato e antílope, e durante muito tempo foi também usado em brigas de cães, as chamadas rinhas.

Muitos americanos, quando conheceram a raça, começaram a promover o cruzamento desta com Pastores Alemães. A mudança nos aspectos originais foi tanta que o Japan Kennel Club começou a reconsiderar o padrão aceito da raça, fazendo com que ficasse cada vez mais diferente daquele existente na América. Ficou decidido então que os cachorros não deveriam apresentar manchas escuras no pelo, nem máscaras negras, características provenientes dos Pastores Alemães.

A paixão do povo japonês por esta raça é tanta que em 1931 ela ficou estabelecida como Patrimônio Natural Nacional do Japão.

Características – Padrões da raça Akita

Os cães machos costumam medir 67 cm de altura, e as fêmeas, 61 cm. É comum que os cachorros desta raça apresentem displasia de cotovelo, epilepsia e problemas de pele.

Temperamento da raça Akita

O Akita é um ótimo cão de guarda e é também muito silencioso, sendo que quando late é porque algo está errado. Além disso, é extremamente fiel e companheiro, características que foram provadas por Hachiko, um exemplar da raça que esperou durante dez anos seu dono na estação de trem, como sempre fazia, e que havia morrido sem ele saber. A bonita história de amizade foi recentemente retratada no filme Para Sempre ao Seu Lado.



O cão da raça Akita convive bem com crianças, mas não pode ser considerado como um cão que adora brincadeiras. Apesar de gostar muito de estarem na companhia de seus donos, com pessoas desconhecidas os Akitas costumam ser bastante reservados e até desconfiados no começo.

Os filhotes de Akita costumam aprender bastante rápido a fazer suas necessidades no local certo, mas apesar de serem bastante dóceis quando pequenos é necessário que sejam impostos os limites de forma firme desde cedo, visto que eles possuem uma personalidade forte e dominante.

Dicas e cuidados com a raça Akita

Os cães da raça Akita possuem o pelo superior duro, com uma camada bastante macia por baixo. Para que a pelagem fique sempre brilhante é recomendável que sejam escovados uma vez por semana e que os banhos sejam dados somente quando necessário, tomando sempre o cuidado de secar bem o pelo do cachorro para que não surjam problemas de pele.

Fotos da raça Akita

Vídeos da raça Akita



Gostaria de receber histórias sobre cachorros no Facebook? Clique para curtir o Cães Online
Receba atualizações do Cães Online no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

18 Comentários

Comente