Dogue Alemão – Características da raça, fotos e vídeos

A raça Dogue Alemão é bastante antiga, tendo sido originada provavelmente de molossos romanos. Na Idade Média os exemplares da raça eram usados como guardiões de casas e também na caça a javalis.

Bismarck, um criador que nutria profunda admiração por cães Mastiff e por Grand Danois promoveu cruzamentos com o Dogue Alemão, de forma que o resultado deu origem à raça como conhecemos hoje.

Em 1876 o cão foi oficialmente considerado nacional da Alemanha, daí o nome da raça. E foi somente em 1891 que o padrão oficial da raça foi estabelecido.

Características – Padrões da raça Dogue Alemão

Entre as cores de pelagem aceitas estão o preto, azul, dourado e as variações tigrado e arlequim, que é a mistura de branco com manchas pretas.

A altura mínima dos machos é de 80 centímetros e das fêmeas, 72 centímetros. O peso normalmente varia de 54 a 72 quilos.

É comum que os exemplares da raça apresentem torção gástrica, displasia coxo femural e calos em função de seu tamanho avantajado. Por outras razões os cães podem apresentar também seborréia, megaesôfago, higroma e osteodistrofia hipertrófica.

Temperamento da raça Dogue Alemão

Apesar do tamanho, os cães da raça Dogue Alemão são muito dóceis, equilibrados, companheiros e adoram brincadeiras, principalmente na companhia de crianças. Os exemplares da raça são ainda ideais para a guarda da casa, embora nem necessitem fazer muito esforço para defender seus territórios, uma vez que o tamanho já costuma afugentar possíveis intrusos.

Também por conta do tamanho é ideal que sejam criados em casas espaçosas, que sejam submetidos a exercícios físicos e recebam adestramento desde cedo, já que quando adultos com um simples pulo podem derrubar um adulto.

Dicas e cuidados com a raça Dogue Alemão

Para manter a pelagem dos Dogues Alemães saudável não é necessário muito esforço. Escovações algumas vezes na semana já dão conta do recado.

Uma curiosidade: o famoso personagem Scooby Doo é um Dogue Alemão.

Fotos da raça Dogue Alemão

Vídeos da raça Dogue Alemão

15 Comentários

Deixe um comentário
  1. nossa q lindos…………adoro cachorro grande e esses sao maravilhosos parabens ……………pois deve dar muito trabalho? queria saber o preço de um detes c der me falem!!!!!!!!!!!!! brigadooooooo ………………xauuuuuu

  2. Sou apaixonada por esses cachorros já tive uma, mas infelizmente morreu, quer comprar outro um macho, bebê alguém tem algum, moro em rondonia.

  3. Tenho um dog alemão macho lindo com 7 meses q mede 0,60cm eu acho q é pequeno. Sera q ele vai crescer mais? Já q dizem q aos 8 meses o dog alemão já cresceu 90% do seu tamanho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *