Você está aqui: Home > Dicas > Por que castrar um cão?

Por que castrar um cão?



Tem muito dono de cachorro por aí que se arrepia inteiro só de ouvir a palavra castração. Para muita gente tal cirurgia ainda é sinônimo de crueldade, mutilação e é visto também como algo desnecessário. Tais questões, no entanto, devem ser debatidas sempre que possível e os mitos em torno da castração dos cães devem ser extintos do imaginário das pessoas, pelo bem dos animais e da sociedade.

Por que castrar um cão?

Para se ter uma ideia, uma única cadela pode gerar, durante uma vida reprodutiva de até seis anos, cerca de cem filhotes. Se toda esta centena de cãezinhos sobreviver, onde é que eles irão parar caso a cadela tenha dono? Sim, filhotes são facilmente doados, pois ninguém resiste àquelas carinhas fofas. No entanto, muita gente por aí não fica com nenhum remorso em abandonar um cão na rua caso ele comece a roer os móveis ou fazer suas necessidades básicas pela casa. E se a cadela já viver na rua, a situação tende a ser bem pior, aumentando ainda mais população de cães abandonados.

Por que castrar um cão?

A cirurgia de castração do cachorro, quando feita por um profissional capacitado, não deixa sequelas, não traz riscos para o cão e ainda evita, além do nascimento descontrolado de animais, diversos outros problemas e doenças ao longo da vida, tanto nas fêmeas quanto nos cães machos. Isso sem contar que um cachorro castrado tende a viver mais e melhor.

No caso dos machos a castração consiste na retirada dos testículos, e no que se refere às fêmeas, a castração ocorre com a retirada do útero e dos ovários através de uma incisão na barriga. A anestesia dada, que pode ser injetável ou por meio de inalação, é geral e em apenas uma semana os cães estão totalmente recuperados e prontos para tirar os pontos. Dependendo da resistência do cão, alguns deles nem sequer ficam com cicatrizes aparentes.

Por que castrar um cão?

Este procedimento cirúrgico evita que as fêmeas desenvolvam câncer nas mamas na fase adulta, evita os cios e todas as suas consequências um tanto quanto desagradáveis, acasalamentos indesejáveis e infecção uterina. Já nos machos a castração evita que os cães fiquem agarrando nas pernas de todos que avistam, evita fugas, demarcação de território com xixi quando feita em filhotes, tumores testiculares, entre outros.

Um cão pode ser castrado a partir dos dois meses de idade no caso dos machos. Para as fêmeas, o mais indicado é que sejam castradas antes do primeiro cio, que acontece lá pelo 5º mês. Entre as vantagens citadas acima, vale lembrar que os cães cruzam por instinto e uma cadela no cio pode atrair dezenas de machos, o que geralmente não acaba bem. Portanto, se você tem um cachorro em casa, informe-se na sua cidade sobre projetos de castração de cães.

GRÁTIS: Receba atualizações por Email:

Cadastre seu email e receba atualizações do Cães Online no seu e-mail. É grátis!

2 Comentários para “Por que castrar um cão?”

  1. Roberta disse:

    Olá, tenho um fox paulistinha de 9 anos e gostaria de saber se tem algum risco castrá-lo nessa idade?!

    • Tommy disse:

      Ultimamente tenho lido muito sobre o trabalhar em casa, ai, o que eu gotvasa de trabalhar em casa, acho que deve ser maravilhoso, no entanto fico a pensar quando dizem que o espae7o de estar e9 o mesmo de trabalhar, e isso e9 capaz de ser um pouco complicado por vezes. Desejo-te boa sorte no teu projecto, ainda ne3o fiz o meu contributo, mas vou fazea-lo ;) *

Faça o seu Comentário