Barbet – História da raça, características e temperamento

O Babet também é conhecido como o cão de água francês e ele se destaca por apresentar o pelo bem frisado, como os cães da raça poodle. A história da raça ainda é bem desconhecida, mas sabe-se que ele foi criado durante muito tempo em fazendas e sempre foi um excelente cão de companhia. A raça no Brasil é muito rara, mas ela está ganhando popularidade em muitos lugares, principalmente, nos países escandinavos e na América do Norte.

A raça é originada da França e no passado ela foi utilizada para caçar presas aquáticas. Os cães não tinham apenas a habilidade para pegar seus alvos, mas também de procurá-los e espantá-los dos seus esconderijos.

raca-barbet-6

Características da raça Barbet

O Barbet tem a pelagem farta e um porte muito robusto. Ele é bem resistente a temperaturas baixas, assim como, a água. Os machos podem medir entre 58 a 65 cm, e as fêmeas oscilam entre 52 a 61cm. O peso do Barbet pode variar entre 17 a 28 Kg.

Os pelos são longos, lanosos e encaracolados, e, além disso, são formados por tons de cores únicas que podem variar entre negro, cinza, marrom, fulvo avermelhado e areia. Estes cães contam com excelentes habilidades voltadas para a caça, salvamento e até pode ser cão-guia.

Temperamento do Barbet

O Barbet é um cão alegre, sociável, obediente e extremamente inteligente. Eles aprendem as coisas com rapidez e facilidade, e são sociáveis com crianças. Ele adora brincar e gostar de estar ao lado do dono em todos os momentos.

Ele é dócil, equilibrado e um cão de companhia ideal para toda a família. Além disso, ele adora correr e aprender truques novos com o dono. O Barbet adora água e, também, é muito apegado e fiel ao dono, estabelecendo uma verdadeira amizade.

Saúde

Existem poucos cães desta raça no mundo, por isso, os problemas de saúde não são muito conhecidos. Dentre alguns se podem ressaltar a displasia da anca e a infecção de ouvido. A expectativa média de vida dos cães desta raça é de 13 a 15 anos.

Fotos do Barbet

Você também vai gostar...

Deixe um comentário