Bernese Mountain Dog – Características da raça, fotos e vídeos

Acredita-se que os primeiros exemplares da raça Bernese Mountain Dog tenham sido utilizados como cães de guarda em acampamentos do exército romano, há cerca de dois mil anos. Mas foi na Suíça que a raça realmente se desenvolveu. Naquele país os Berneses exerceram todo o tipo de tarefas, desde guarda de propriedades, passando por pastoreio de ovelhas e gados até chegar à tração de pequenas carroças, normalmente carregadas de queijo e leite.

O Bernense Mountain Dog faz parte do grupo dos cães montanheses suíços, que conta ainda com outras três raças menos conhecidas. O primeiro padrão da raça foi registrado em meados da década de 70, após a raça Terra Nova ter sido utilizada em acasalamentos, o que resultou no aumento da expectativa de vida e na melhora do comportamento, este suavizado.

Características – Padrões da raça Bernese Mountain Dog

Os cães da raça Bernese Mountain Dog apresentam uma pelagem longa, fina e levemente ondulada. A cor predominante é a preta, com marcações em castanho e uma mancha branca no peito, preferencialmente em formato de cruz.

A altura dos machos varia de 58 a 70 centímetros e das fêmeas varia de 53 a 63 centímetros.

Os Berneses são normalmente bastante saudáveis, mas alguns problemas de saúde genéticos podem acometer os cães, como câncer, displasia coxo femural e atrofia progressiva da retina.

Temperamento da raça Bernese Mountain Dog

Os Berneses são excelentes cães de companhia, pois adoram ficar na companhia dos membros da família e não gostam de ficar sozinhos por longos períodos. Embora necessitem de bastante espaço para que possam se desenvolver adequadamente e de muitos passeios para que se mantenham saudáveis e gastem a energia, os Berneses não devem ser mantidos sozinhos em quintais.

Os cães desta raça são muito pacientes e tolerantes com as crianças e suportam bem até as brincadeiras mais brutas. Com outros animais e cães os Berneses convivem muito bem.

Com pessoas estranhas os Berneses se mostram bastante reservados e ainda podem ser usados como cães de guarda, uma vez que protegem muito bem seus territórios.

Dicas e cuidados com a raça Bernese Mountain Dog

O pelo dos Berneses, apesar de longo, demanda poucos cuidados. Deve-se prestar atenção mesmo ao adestramento dos cães, visto que eles costumam amadurecer emocionalmente mais tarde, o que resulta em um aprendizado mais demorado.

Fotos da raça Bernese Mountain Dog

Vídeos da raça Bernese Mountain Dog

Um comentário

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *