Bichon Bolonhês- História, comportamento e características

Por: em

Um cão de pequeno porte, companheiro e animado. Conheça mais sobre essa raça tão rara e encantadora!

O Bichon Bolonhês é uma pequena raça originada da Itália e o nome é designado da cidade de Bolonha. Essa raça já foi considerada um presente de luxo, sendo um cão de companhia desde o século XI. O Bichon Bolonhês sempre surpreendeu devido a sua graça e elegância, e, no passado, foi muito retratado em pintura. As verdadeiras origens desta raça são desconhecidas, mas há suposições que estes cães são descendentes do Maltês.

Bichon Bolonhês- História, comportamento e características

Descrição da raça

O Bichon Bolonhês tem o porte pequeno e mede entre 27 cm a 30 cm. O peso varia entre 2,5 a 4 kg. Ele apresenta o tronco muito conciso e pequeno, e a cabeça é mais curta se comparada ao tronco. As pálpebras possuem pigmentos e as orelhas são longas e pendentes.

A pelagem do Bichon Bolonhês é longa e não forma franjas. Os olhos são bem abertos e expressivos.

Temperamento do Bichon Bolonhês

O Bichon Bolonhês é um excelente cão de companhia e amigo de toda a família. Ele está sempre animado, de bom humor e feliz. Companheiro do dono gosta de acompanha-lo em todos os lugares.

O Bichon Bolonhês são inteligentes, obedientes e aprendem as coisas com facilidade. Ou seja, o treinamento é bem fácil e precisam ser socializados desde cedo, para que não se tornem tímidos depois. Assim, o dono deve procura-lo socializar com outros animais, para que ele se acostume. Ele adora a companhia dos familiares, mas com pessoas estranhas podem ser um pouco reservado.

Devido ao porte pequeno, ele pode ser criado em apartamento. Essa raça demanda pouca atividade física, mas o dono precisa leva-lo para passear no dia a dia. Uma boa dica é levar o Bichon Bolonhês para praças ou parques, para que ele possa se socializar com outros animais.

O Bichon Bolonhês também é muito brincalhão e gosta de correr ao ar livre. Além disso, ele adora ficar no colo do dono e receber muitos mimos e carinhos. Ele não pode ser deixado sozinho por longos períodos, por isso, precisa estar sempre na companhia de alguém.

Dicas da raça Bichon Bolonhês

O pelo do Bichon Bolonhês embola com muita facilidade, portanto, o dono deve escová-lo todo dia para evitar a formação de nós. A expectativa de vida dos cães desta raça é de 14 anos. Os donos precisam ter cuidados regulares com os olhos e as orelhas, assim como, a limpeza das unhas e dos dentes. Entre outras curiosidades, ele adora dormir ao lado do dono.

Fotos do Bichon Bolonhês

Vídeo do Bichon Bolonhês