Uma raça rara e pouco conhecida no Brasil, que se destaca pela inteligência, obediência e o fácil aprendizado. Conheça mais sobre o Bichon Havanês e apaixone-se.

O Bichon Havanês é originado da área mediterrânea e são descendentes da família de cães classificadas como Bichon, que integram diferentes e conhecidos tipos de raça como maltês, Bichon Frisé, Havanês, Lowchen, Cóton de Tulear, entre outras.

Bichon Havanês: História, temperamento e saúde

A raça é rara, reconhecida pelo European Kennel Club, existem aproximadamente 4000 cães registrados nos Estados Unidos e 6000 espalhados por todo o mundo. No Brasil, o primeiro exemplar da raça registrado chegou 17 de agosto em 1997, sendo uma fêmea, na cor creme.

Características da raça

O Bichon Havanês é muito alegre e conta com um alto nível de energia. Eles são cães de pequeno porte em que medem entre 23 a 27 cm e pesam menos de 06 Kg. Eles são muito espertos e inteligentes.

Os cães desta raça têm pelos longos e macios, geralmente, ondulados. A coloração varia bastante podendo apresentar tons de branco, preto, marrom, entre outras.

Temperamento do cão Bichon Havanês

O Bichon Havanês é muito apegado ao dono e toda a família que o ama. Leal e fiel são excelentes cães de companhia e sociáveis com crianças. Além disso, eles são muito obedientes e educados. Além disso, são muito curiosos e gostam de ver tudo o que acontece ao redor deles.

O temperamento é equilibrado e também apresenta um alto nível de energia, por isso, os cães desta raça adoram brincar, correr e se divertir. Podem ser criados em apartamento, mas os donos precisam estimular a prática de atividades físicas com passeios diários, por exemplo.

Além disso, o Bichon Havanês está sempre em alerta e late quando ouve um ruído estranho, devido a isso, são considerados bons cães de guarda. Animados e obedientes, adoram receber um carinho do dono.

Algumas vezes, o Bichon Havanês pode ficar enciumado com a presença de outros animais e vai querer ter toda a atenção só para ele.

Saúde da raça Bichon Havanês

Os cães desta raça costumam ter uma expectativa de vida muito alta e não apresentam muitos problemas de saúde. Os mais comuns são: predisposição para displasia coxofemoral, atrofia progressiva da retina, luxação patelar, entre outros.

Devido ao pelo longo, que pode medir 15 a 20 cm, é preciso escovação diária para que não se embole ou forme nós.

Fotos do Bichon Havanês


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui