Boxer – Características da raça, fotos e vídeos

Por

Para que a raça Boxer do jeito que conhecemos hoje fosse criada foram necessários muitos anos de pesquisa e sucessivas tentativas de cruzamento entre algumas raças. Na Alemanha, no fim do século XIX, é que as tentativas começaram, com o cruzamento do Bullenbeisser com o Buldogue Inglês, de modo que uma nova raça, esta com características elegantes e homogêneas, surgisse. Em 1890 um cão proveniente deste cruzamento foi apresentado em Munique, na Alemanha, e então novamente este cruzou com um exemplar de Buldogue. Muitos anos se passaram até que grande parte das características dos Buldogues fosse eliminada, e assim nasceu uma raça caracterizada por cães de ossos fortes, orelhas pontudas e queixo desenvolvido.

Boxer - Características da raça, fotos e vídeos

Características – padrões da raça Boxer

Os cachorros machos costumam medir entre 57 a 63 cm de altura, e as fêmeas, entre 53 a 59. O peso geralmente oscila entre 25 e 30 kg, dependendo da altura.

Boxer - Características da raça, fotos e vídeos

Os cachorros Boxer não tem uma expectativa de vida muito longa, sendo que costumam viver em média 10 anos. E uma questão que pode diminuir ainda mais este número é a alta incidência de câncer, fazendo com que esta raça seja a mais afetada pela doença entre todas as outras. Além desta, é comum ainda que os cachorros apresentem displasia coxo-femural e problemas cardíacos.

Temperamento da raça Boxer

Apesar da estrutura física, que dá a ideia de um cão feroz, o Boxer é um excelente companheiro para crianças, de modo que brinca bastante, inclusive quando adulto, e ainda protege os pequenos contra possíveis acidentes.

Além destas questões, o porte médio, a vontade de se estar em companhia do dono e o pelo curto fizeram deste um dos cachorros preferidos pelas pessoas para se ter como animal de estimação, visto que eles não demandam muitos cuidados e se adaptam muito bem mesmo em ambientes pequenos.

Boxer - Características da raça, fotos e vídeos

Apesar de serem bastante dóceis, principalmente quando há pessoas da família por perto, os cães da raça Boxer podem ser excelentes cães de guarda. Além disso, são muitas vezes recrutados para atuarem como acompanhantes de cegos.

Os Boxers são cães bastante ativos e se mostram ótimos companheiros para a prática de esportes, principalmente na companhia dos donos. Apesar disto, eles podem muito bem viver em ambientes pequenos, contanto que sejam feitos passeios regularmente.

Dicas e cuidados com a raça Boxer

Boxer - Características da raça, fotos e vídeos

Os filhotes de Boxer costumam aprender rápido e se a ideia for não ter em casa cachorros antissociais é recomendado que eles sejam socializados com outros cães a partir dos seis meses de idade. Quando adultos é bastante difícil que aceitem bem uma nova companhia.

Fotos da raça Boxer

Vídeos da raça Boxer