Como o nome aponta, o Braco Alemão é uma raça desenvolvida na Alemanha, desde o século XVII. A sua principal atividade era auxiliar na caça a diversos tipos de animais, como patos, gansos e animais de pelos. Conhecido também como Kurzhaar, esta raça ajudava criadores em função de sua habilidade como apontador. Além disso, o Braco Alemão não recusava entrar em rios ou lagos e tratava as caças com gentileza.

A origem da raça está relacionada ao cruzamento entre cachorros da raça Pointer Espanhol e cães de faro, como os antepassados do Bloodhound. Outras fontes indicam que o Braco Alemão se originou do acasalamento entre o Braco Italiano e cachorros de caça espanhóis.

Devido à sua energia e vitalidade, esta raça se popularizou entre caçadores quando ela foi levada aos Estados Unidos, na década de 1920. No Brasil, a raça não é tão conhecida, devido às restrições à caça.

Características – Padrões da Raça Braco Alemão

Em comparação com o Pointer Inglês, o Braco Alemão é mais rústico e resistente. Já o tamanho é menor e possui um aspecto elegante.

O tamanho aproximado de um macho adulto varia entre 62 e 66 cm, enquanto as fêmeas possuem de 58 a 63 cm. Para medir o tamanho, a altura da cernelha é tomada como base.

O Braco Alemão pode ser preto ou fígado (com um marrom similar ao chocolate). Existem dois tipos de tonalidades: sólida (sem muitas manchas pelo corpo, com exceção de marcações em branco) ou ruão (com a pelagem salpicada). Por sua vez, a pelagem é curta e lisa.

Temperamento da raça Braco Alemão

Seus instintos de caça são bastante desenvolvidos, aparecendo quando eles ainda são filhotes. Como eles são brincalhões e agitados quando filhotes, é necessário impor limites desde cedo. O Braco Alemão adora passar horas brincando, especialmente se a brincadeira simular a caçada a objetos, pois os cães da raça são excelentes em encontrar e apontar o que eles procuram.

Apesar de ser hábil como cão de caça, o Braco Alemão é um cachorro afetuoso e obediente. Portanto, quem procura uma companhia amigável, fiel e inteligente para sua família vai adorar ter um exemplar dessa raça.

Desde que seja educado desde pequeno, o Braco Alemão pode conviver bem com outros cães e até mesmo com animais de outras espécies.

Dicas e cuidados com a raça Braco Alemão

Como a pelagem do Braco Alemão é curta, você não precisa ter muitos cuidados, basta escovar o pelo para evitar o acúmulo de pelos mortos e para manter o brilho natural da pelagem.

Não deixe seu Braco Alemão abandonado por longos períodos, pois ele não gosta de ficar largado em um ambiente sem atenção, o que pode influenciar na disciplina do cachorro.

Estes cães não apresentam muitos problemas de saúde. Controle a alimentação do animal para que ele não fique obeso, caso ele não faça exercícios regulares.

Fique de olho no piso da sua residência, que não deve ser liso, porque esse tipo de chão pode gerar “jarretes de vaca”, que são problemas na angulação das patas. Por isso, deixe seu Braco Alemão em pisos ásperos ou com pedras, proporcionando um andar com mais firmeza.

E se você tiver um cão da raça no campo, preste atenção em carrapatos, que podem transmitir doenças graves.

Fotos da raça Braco Alemão

Vídeos da raça Braco Alemão

3 COMMENTS

  1. eu adoro caçar e pretendo ter um cão para caçar quau a melhor opesão o pointer ou Braco Alemão manda a resposta pelo o meu ymail obrigado

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here